O volante Bernardo renova contrato com Coritiba
O volante Bernardo (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba renovou nos últimos dias os contratos de quatro jogadores das categorias de base. Depois de ampliar os vínculos do goleiro Pedro Morisco e do ponta Lucas Ronier, dessa vez o clube chegou a um acordo com o volante Bernardo e com o ponta Ruan Assis.

O novo contrato de Bernardo vai até junho de 2027. E o de Ruan Assis, até dezembro de 2025.

Volante Bernardo renova contrato com o Coritiba

Bernardo está no Coritiba desde o sub-13, em 2015. Estreou como profissional em 2021. Em 2022, chegou a atuar em 27 partidas (10 como titular) pelo clube. Foram 19 pelo Brasileirão e dez pelo Paranaense. Em 2023, fez oito partidas pelo Coxa antes de ser emprestado ao Guarani, onde atuou em 13 rodadas da Série B (nenhuma como titular). Em 2024, não foi usado pelo clube de Campinas no Paulistão e retornou ao time paranaense para a Série B – entrou em quatro rodadas da competição nacional.

Campeões da Copa do Brasil

Tanto o volante Bernardo como os pontas Ruan Assis e Lucas Ronier participaram da conquista da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. O elenco profissional conta mais quatro jogadores daquela conquista: o lateral-direito Natanael, os zagueiros Thalisson Gabriel e Jean Pedroso e o meio-campista Geovane Meurer.

Outros seis jogadores daquela campanha foram emprestados para outros clubes em 2024: o goleiro Rafael William (Maringá), o zagueiro Marcio Silva (Guarani), o lateral-direito Diogo Batista (Remo), o volante Maicky (Brasil-RS), o meia Biel (Paysandu) e o ponta Kaio Cesar (Vitória de Guimarães).

Ruan Assis, do Coritiba, contra o Corinthians
Ruan Assis, do Coritiba, contra o Corinthians (Crédito: Geraldo Bubniak)

Ruan Assis

O ponta Ruan Assis, 20 anos, estreou como profissional em 2023, entrando em quatro partidas do Brasileirão. Ele deu uma assistência para o gol de Alef Manga na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras. Em 2024, retornou ao sub-20.

Ruan Assis chegou com 10 anos no Centro de Formação Tostão, escola fundada pelo ex-camisa 10 do Coxa e que agora virou Escola FT10. “Ele chegou com perfil de lateral-direito”, contou Mário Sérgio Barbosa, o Feijão, professor da escola de futebol e que jogou de 1987 a 1989 na lateral do Coritiba. Com o tempo, o jogador se destacou pela habilidade e começou a se destacar no apoio. “Ele queria jogar na frente e foi indo pra frente. E começou a resolver algumas partidas”, explica. Com o tempo, Ruan virou ponta e chegou para as categorias de base do Coritiba já no sub-13.

Menor média de idade

Aproveitando jogadores revelados nas categorias de base, o Coritiba tem a menor média da Série B de 2024. Clique aqui para conferir.