O volante Fransérgio, em jogo do Coritiba no Couto Pereira
O volante Fransérgio (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba divulgou nessa segunda-feira (dia 12) a rescisão contratual com o volante Fransérgio, 33 anos. O jogador chegou ao clube paranaense em junho de 2023, quando estava livre no mercado da bola, após deixar o Bordeaux, então na segunda divisão da França.

Agora, o jogador negocia com o Marítimo, da segunda divisão de Portugal, segundo informações do jornal O Jogo.

“O Coritiba informa a rescisão contratual, em comum acordo, com o atleta Fransérgio. O clube agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência da carreira”, publicou o Coxa, nessa segunda-feira. O jogador tinha contrato até 2026 com o clube paranaense.

Desempenho em 2024

Fransérgio foi pouco utilizado em 2024. Ele começou o ano como titular, mas sofreu uma lesão no Atletiba de fevereiro e só retornou em maio. Depois, atuou apenas em mais quatro jogos. A última atuação foi em junho, contra o Amazonas. No total, só disputou 12 partidas no ano – oito como titular.

Apesar do futebol irregular no ano, Fransérgio foi bastante elogiado em junho pelo então treinador do Coritiba, o interino James Freitas. “O Fransérgio é um jogador com uma qualidade técnica muito acima de muitos volantes, até do cenário de Série A de Brasileiro”, disse, na ocasião.

Revelado pelo Athletico

Revelado pelo Athletico Paranaense, o volante rodou pelo futebol brasileiro entre 2009 e 2013, jogando por clubes como Paraná, Internacional, Criciúma e Ceará. Em 2014, rumou para a Europa, jogando primeiro pelo Marítimo (até 2017) e depois pelo Braga (de 2017 a 2021), onde se tornou uma referência.

Rebaixamento
Em agosto de 2021, o Bordeaux pagou 4,5 milhões de euros pelo jogador, para o Braga, de Portugal. Na temporada 2021/22, a equipe fez fraca campanha na primeira divisão francesa, terminou em último lugar e caiu para a segunda divisão. No ranking do WhoScored, Fransérgio foi o pior jogador da equipe – entre os que atuaram pelo menos metade da competição – com nota média 6,14. Em 2022/23, o Bordeaux terminou em terceiro lugar na segunda divisão francesa. Fransérgio foi o 13º jogador do clube no ranking Sofascore, com nota média 6,85. Ele marcou quatro gols e deu uma assistência em 35 jogos.

Auge da carreira
Fransérgio se destacou pelo Braga na temporada 2019/20, com sete gols e três assistências em 42 jogos. Foi o terceiro melhor da equipe na Liga Europa daquele ano (nota 7,10 no ranking WhoScored) – a equipe terminou em primeiro do seu grupo e caiu na segunda fase, no mata-mata contra o Bayer Leverkusen.

Fransérgio já jogou de centroavante

No futebol europeu, Fransérgio chegou a ser improvisado em 12 jogos como centroavante – marcou um gol e fez duas assistências. Com 1,86 m de altura, o volante se destaca pelo jogo aéreo. Dos 23 gols que marcou no futebol europeu, sete foram de cabeça.