Coritiba se aproveita da ‘lei do ex’ e estreia no Brasileirão com goleada diante do Goiás, no Couto Pereira

Alef Manga e Léo Gamalho fizeram os gols que garantiram o triunfo coxa-branca; time de Morínigo foi efetivo na hora de atacar e seguro quando teve de se defender

Rodolfo Luis Kowalski

Valquir Aureliano

Campeão Paranaense de 2022, o Coritiba manteve o embalo na temporada e estreou neste domingo (10 de abril) com o pé direito no Campeonato Brasileiro. Jogando no Couto Pereira contra o Goiás, a equipe comandada por Gustavo Morínigo foi efetiva na hora de atacar e mostrou segurança quando teve de se defender, alcançando uma tranquila vitória por 3 a 0. Triunfo construído, inclusive, com base na famosa ‘lei do ex’: Alef Manga abriu o placar na etapa inicial (ele jogou a última Série B pelo clube goiano), enquanto Léo Gamalho (que jogou no Esmeraldino entre 2016 e 2017) ampliou o placar no começo do segundo tempo. Já no final da partida, o volante Andrey marcou um golaço para transformar a vitória coxa-branca em goleada.

LEIA MAIS: Autor de golaço, Andrey é o principal destaque em ótima exibição do Coxa. Confira as atuações dos jogadores do Coritiba

LEIA MAIS: Gustavo Morínigo comemora atuação de um Coritiba ‘agressivo a todo momento’ e revela que clube segue em busca de reforços.

Com a vitória elástica, o Coritiba aparece provisoriamente na liderança do Brasileirão. Nos jogos de ontem, Fluminense e Santos ficaram no 0 a 0; Atlético-GO e Flamengo empataram em 1 a 1; e o Ceará surpreendeu o Palmeiras no Allianz Parque, vencendo por 3 a 2.

Na próxima rodada, no domingo (17 de abril), o Coritiba mede forças com o Santos na Vila Belimiro, novamente às 11 horas. Já o Goiás joga um dia antes, às 16h30, quando recebe o Palmeiras no Estádio da Serrinha.

ESCALAÇÕES

O Coritiba entrou em campo repetindo a escalação vitoriosa na final do Campeonato Paranaense, contra o Maringá, no final de semana passado. Recém-contratados, o lateral Diego Porfírio (ex-Ypiranga), o meio-campista Matiás Galarza (ex-Vasco) e o atacante Fabrício Daniel (ex-Mirassol) ficaram como opções no banco de reservas. Os desfalques, por outro lado, eram o lateral Natanael, o volante Matheus Sales e o ponta Pablo García.

Do lado do Goiás, os desfalques eram mais numeros. O zagueiro Sídnei teve problema na documentação, enquanto o atacante Dadá Belmonte apresentou “problema no cartão de vacinação”. Além deles, o Esmeraldino não pôde contar com Nicolas e Vinícius (lesões musculares), Pedro Raul (dengue), Caetano (em transição) e Macelo Rangel (lesão no cotovelo). Com isso, o experiente Apodi ganhou uma posição no setor ofensivo, assim como o novato atacante Renato Júnior (ex-Água Santa), de 19 anos, recém-contratado. No meio de campo, a novidade foi o volante Caio Vinícius, recuperado de lesão.

PRIMEIRO TEMPO

Efetivo na hora de atacar e seguro na hora de se defender. Assim foi o Coxa no primeiro tempo, que teve duas chances claras de gol. Na primeira, aos nove minutos, Alef Manga aproveitou uma falha clamorosa de Da Silva e acertou uma finalização certeira para abrir o placar, fazendo valer a ‘lei do ex’: ele jogou a Série B do ano passado pela equipe goiana. Na segunda, aos 26, Léo Gamalho foi servido por Igor Paixão, que fez bela jogada individual, mas acabou parando em defesa no reflexo, com os pés, do goleiro Tadeu.

A nota negativa da etapa inicial no Couto Pereira acabou sendo a lesão do lateral-direito Warley, do time da casa, que deixou o campo aos 30 minutos para a entrada de Matheus Alexandre. Além disso, aos 40 e aos 47, foram registrados dois lances polêmicos de mão na bola (ou bola na mão) dentro da área, com cada uma das equipes reclamando um pênalti. Nas duas situações, porém, o árbitro não assinalou nada e mandou o jogo seguir.

SEGUNDO TEMPO

Na volta para a etapa final, a primeira mudança dos visitantes, com Maguinho entrando em campo substituindo Fellipe Bastos.

Nem houve tempo, porém, para a mudança surtir qualquer efeito. Isso porque aos dois minutos o Coxa, mais uma vez, se aproveitou da ‘lei do ex’: o lateral Egídio (que em 2012 jogou no Goiás) cobrou uma falta pela direita para a área e encontrou Léo Gamalho (que jogou no Esmeraldino entre 2016 e 2017) nas costas da defesa. O artilheiro coxa-branca só teve o trabalho de empurrar pro fundo do gol, ampliando a vantagem dos mandantes.

Aos 22 minutos, mais uma substituição no Goiás, com Luiz Felipe no lugar de Apodi. No Coxa, as mudanças vieram aos 31 minutos, com o atacante Fabrício Daniel entrando para fazer sua estreia na vaga de Alef Manga e o meia Règis substituindo Thonny Anderson. Aos 38, foi vez de Auremir substituir Danilo Barcelos no Esmeraldino, enquanto o Coritiba respondeu na sequência com Val e Guillermo nos lugares de Willian Farias e Léo Gamalho.,

Já nos minutos finais do confronto, após Goiás e Coritiba perderam, cada um, uma boa oportunidade de gol, o volante Andrey, que chegou a ser dúvida para a partida, tratou de coroar sua boa atuação com um lindo chute de primeira, de fora da área. O Coxa ainda teve uma chance nos acréscimos para fazer um placar ainda mais elástico, mas parou no goleiro Tadeu.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 3 x 0 Goiás

Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Val) e Andrey; Igor Paixão, Thonny Anderson (Régis) e Alef Manga (Fabrício Daniel); Léo Gamalho (Guillermo). Técnico: Gustavo Morínigo
Goiás: Tadeu; Diego, Da Silva, Reynaldo e Hugo; Caio Vinícius e Fellipe Bastos (Maguinho); Apodi (Luiz Felipe), Elvis e Danilo Barcelos (Auremir); Renato Júnior. Técnico: Glauber Ramos
Gols: Alef Manga (9-1º), Léo Gamalho (2-2º) e Andrey (45-2º)
Cartões amarelos: Da Silva, Caio Vinícius, Luiz Felipe, Renato Júnior (G), Henrique, Luciano Castán (C)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 17.788 pagantes (18.600 total)
Renda: R$ 262.100,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo (10 de abril) às 11 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

7 – Apodi avança pela direita e chuta cruzado. Muralha espalma e o Goiás insiste com um cruzamento, mas a zaga do Coxa afasta o perigo.

9 – Gol do Coritiba! Warley cruza para a área do Goiás. Da Silva tenta cortar, se atrapalha e entrega a gola nos pés de Alef Manga, que chuta firme no canto mais próximo, de primeira, e balança a rede.

26 – Igor Paixão escapa pela esquerda e cruza rasteiro para Léo Gamalho, que chega batendo. Tadeu defende com os pés, no reflexo. Na sobra, Andrey chuta de longe e leva perigo.

40 – Elvis recebe a bola dentro da área, domina e tenta um passe por cima. A bola bate em Egídio e os jogadores do Goiás pedem pênalti, mas o árbitro manda o jogo seguir.

47 – Coxa chega pela direita e Matheus Alexandre cruza. Hugo desvia com o braço, que estava próximo do corpo, dentro da área. A arbitragem, novamente, nada assinala.

Segundo tempo

2 – Gol do Coritiba! Cobrança de falta pela direita, perto da área. Egídio vai para a bola e manda ela pro meio da área. Léo Gamalho aparece nas costas da marcação e empurra pro fundo do gol.

5 – Andrey aproveita a sobra de bola na entrada da área, passa por um marcador e chuta forte de longe. Tadeu faz a defesa em dois tempos.

9 – Thonny Anderson avança com liberdade pela intermediária e chuta, ao lado do gol.

25 – Sobra de bola na entrada da área com Maguinho, que chuta muito forte, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol, com perigo.

36 – Cobrança de falta para a área do Coxa. Caio Vinícius desvia e Danilo Barcelos aparece bem posicionado na pequena área para completar, mas cabeceia ao lado do gol. Grande chance!

38 – Reynaldo erra na saída de bola. Léo Gamalho aciona Règis, que dispara nas costas do marcador e sai cara a cara com o goleiro Tadeu, que faz uma grande defesa.

45 – Gol do Coritiba! Andrey recebe fora da área e chuta de primeira, sem chance para o goleiro Tadeu. Golaço!

48 – Cruzamento de Egídio para a pequena área, o jogador do Coxa desvia de cabeça e Tadeu faz grande defesa.