Coritiba só empata com o Paysandu no Couto Pereira e chega a três jogos sem vitória

Time do Alto da Glória desperdiça chance de entrar provisoriamente no G4 e pode cair na tabela até o fim da rodada

Rodolfo Luis Kowalski
Coxacapa

Robson tropeça contra o Paysandu: Coritiba não vence há três jogos, numa sequência com uma derrota (contra o Amazonas, fora) e dois empates (contra Vila Nova e agora Paysandu, em pleno Couto Pereira). Foto: Valquir Aureliano

O Coritiba, de novo, tropeçou jogando dentro de casa. Na manhã deste domingo (7 de julho) a equipe comandada por Fábio Matias não passou de um empate em 1 a 1 contra o Paysandu, chegando à marca de três jogos seguidos sem vitória e desperdiçando a oportunidade de entrar provisoriamente no G4 da Série B. Nicolas foi quem abriu o placar para os visitantes, aos 31 minutos do primeiro tempo, enquanto Lucas Ronier empatou a partida 14 minutos depois.

Com o placar, o Coxa agora aparece com 20 pontos conquistados em 14 partidas, aparecendo provisoriamente em oitavo lugar. Até o fim da rodada, no entanto, ainda pode perder posições para Mirassol e Novorizontino, caindo na tabela. O Papão da Curuzu, por sua vez, está em 15º lugar, com 17 pontos em 14 partidas.

ESCALAÇÕES

O Coritiba foi a campo com novidades em seu onze inicial. O técnico Fábio Matias não pôde contar com o zagueiro Bruno Melo (suspenso), mas teve o jovem Lucas Ronier novamente à disposição, após cumprir suspensão no último jogo. Foram três, então, as mudanças no time titular em relação ao empate em 1 a 1 contra o Vila Nova-GO no próprio Couto Pereira: entraram o zagueiro Benevenuto, o meia-atacante Lucas Ronier e o ‘falso 9’ Figueiredo nos lugares de Bruno Melo, Vini Paulista e Brandão.

O Paysandu, por sua vez, teve o desfalque do técnico Hélio dos Anjos, suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo e ser expulso no fim do jogo contra o Operário (empate em 1 a 1, também). Além disso, o volante João Vieira também esteve suspenso e outras três mudanças foram promovidas. Assim, saíram Edilson Júnior (lateral-direito), Carlão (zagueiro), João Vieira (volante) e Juninho (meio-campista) para as entradas de Michel Macedo, Lucas Maia, Leandro Vilela e Netinho.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa foi movimentada no Couto Pereira. E começou com o Coritiba tendo as melhores chances de gol, duas delas com Figueiredo (que teve duas chances na cara do gol, aos 4 e aos 17 minutos, mas desperdiçou), outra com Matheus Frizzo (aos 17, em cabeceio para fora) e mais uma aos 24 (em chute de fora da área de Lucas Ronier, que fez o goleiro Diogo Silva trabalhar).

Aos poucos, no entanto, o Pysando foi esfriando os ânimos do time mandante e passou a conseguir criar chances. A primeira dela veio aos 28 minutos, numa cobrança de escanteio que terminou com Lucas Mais chutando à queima-roupa, de dentro da pequena área, e obrigando um verdadeiro milagre de Pedro Morisco, que fez uma incrível defesa com o rosto.

Mas o jovem arqueiro acabou falhando no lance seguinte, aos 31, quando foi tentar cortar uma bola lançada na área e permitiu o cabeceio de Nicolas para o gol aberto: 1 a 0 para os visitantes.

Só que o Coxa ainda tinha força e tempo para reagir. Aos 44 minutos, teve um gol de Robson bem anulado. Mas já no lance seguinte, numa cobrança rápida de falta de Matheus Frizzo, que pegou a defesa do Papão da Curuzu desprevenida, Robson recebeu boa bola no ataque e serviu para Ronier, que mostrou categoria para finalizar enganando o goleiro e empatar o jogo: 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, duas mudanças no Papão da Curuzu, com Luan Freitas e Edinho substituindo Leandro Vilena (que havia tomado cartão amarelo) e Jean Dias. E ainda antes do segundo minuto de jogo, um gol do Paysandu, que seria o segundo marcado por Nicolas (e com assistência de Edinho, após falha de Morisco) foi polemicamente anulado, por conta de uma falta de Esli García em cima do goleiro alviverde.

As primeiras substituições no Coxa vieram aos aos 13 minutos, com Wesley Pomba e Vini Paulista nos lugares Figueiredo e Morelli. Aos 22, foi vez de Leandro Damião suplantar Matheus Frizzo e depois, aos 40, ainda entraram Yago e Matheus Bianqui nas vagas de Lucas Ronier e Sebá Gómes (em mudanças contestadas pela torcida), enquanto no lado dos visitantes Robinho, Juninho e Léo Pereira e substituíram Netinho (aos 18), Esli García (aos 25) e Michel Macedo (aos 36).

A partida, no entanto, passou a ficar mais truncada, com os dois times apelando para o “abafa” (o Paysandu com uma postura mais cautelosa e o Coritiba, mais atabalhoado). Melhor para os visitantes, que seguraram o empate. Ao Coxa, o que sobraram foram vaias e gritos de “vergonha” vindo da arquibancada.

CORITIBA 1 x 1 PAYSANDU

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Maurício Antônio e Rodrigo Gelado; Sebastián Gómez (Matheus Bianqui), Morelli (Vini Paulista) e Matheus Frizzo (Leandro Damião); Robson, Figueiredo (Wesley Pomba) e Lucas Ronier (Yago). Técnico: Fábio Matias
Paysandu: Diogo Silva; Michel Macedo (Léo Pereira), Wanderson, Lucas Maia e Kevyn; Leandro Vilela (Luan Freitas), Val Soares e Netinho (Robinho); Esli Garcia (Juninho), Jean Dias (Edinho) e Nicolas. Técnico: Guilherme dos Anjos (auxiliar)
Gols: Nicolas (31-1º e 1-2º), Lucas Ronier (45-1º)
Cartões amarelos: Leandro Vilela, Wanderson e Edinho (P); Matheus Frizzo, Leandro Damião e Maurício Antônio (C)
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Público: 18.071 pagantes (19.370 total)
Renda: R$ 420.600,00
Local: Estádio Couto Pereira, domingo (7 de julho) às 11 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

4 – Cruzamento de Natanael, Robson tenta o chute, fura e a bola sobra para Figueiredo, de frente para o gol. Ele arremata e manda para fora.

11 – Ronier faz a jogada pela direita e serve para Natanael, que cruza na segunda trave. Matheus Frizzo aparece bem posicionado na costas do marcador e cabeceia para baixo, mas a bola pega no chão, sobe e passa por cima do travessão.

17 – Ronier lança Figueiredo, que avança com liberdade. Cara a cara com o goleiro, ele tenta um toque por cobertura. Diogo Silva espalma e no rebote o próprio Figueiredo ainda tenta de cabeça, mas Wanderson afasta o perigo em cima da linha do gol.

24 – Lucas Ronier arrisca um chute da entrada da área, bem colocado, e bota o goleiro Diogo Silva para trabalhar de novo.

28 – Cobrança de escanteio do Paysandu, a bola é desviada na primeira trave e sobra na pequena área, limpa para Lucas Maia chegar chutando à queima-roupa. Pedro Morisco sai do gol e opera um verdadeiro milagre, numa defesa com o rosto.

31 – Gol do Paysandu! Cobrança de falta da intermediária. Netinho joga para o meio da área e Pedro Morisco sai mal do gol para tentar cortar. Nicolas se antecipa ao goleiro e só desvia pro fundo da rede.

44 – Gol… Anulado do Coxa. Robson recebe ótimo passe, sai na cara do gol e não desperdiça. Mas a arbitragem assinala, corretamente, um impedimento do atacante.

45 – Gol do Coritiba! E agora valeu: Robson recebe no ataque, encara o marcador e espera Ronier se aproximar para fazer o passe. O jovem atacante domina e chuta de canhota, no canto, enganando o goleiro.

Segundo tempo

1 – Gol… Anulado do Paysandu. Bola recuada por Maurício Antônio para Pedro Morisco. Pressionado, o goleiro sai jogando errado e toca para Edinho. O atacante do Papão só rola para Nicolas, que chuta no canto do gol aberto. O VAR, no entanto, é acionado e, ao rever o lance, o árbitro flagra uma falta de Esli García em cima do goleiro alviverde.

12 – Cruzamento para a área do Coxa e Edinho consegue vencer a disputa pelo alto, cabeceando firme pro fol. A bola vai em cima de Morisco, que faz defesa segura.

24 – Wesley Pomba avança pela esquerda em velocidade e cruza para servir Leandro Damião. O zagueiro Lucas Maia, no entanto, consegue antecipar e desvia de cabeça, mandando para escanteio.

27 – Cobrança de falta lateral. Bola é cruzada na área, a zaga afasta e na sobra Vini Paulista tenta o chute, que vai ao lado do gol.