Coxa Novo
Coxa em ação na Ressacada: vitória magra encerra jejuns e melhora um pouco a situação do time na tabela (Foto: Divulgação/JP Pacheco/Coritiba)

O Coritiba conseguiu, na tarde deste domingo (18 de agosto), vencer a primeira partida sob o comando do técnico Jorginho e, de quebra, encerrar um longo jejum de vitórias como visitante. Jogando no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), o time do Alto da Glória derrotou o Brusque por 1 a 0, gol marcado por Figueiredo ainda no primeiro tempo de jogo. Agora, o novo treinador alviverde soma uma vitória, um empate e uma derrota na Série B.

Em 21 jogos, o Coxa agora soma 27 pontos conquistados e sobe uma posição na tabela: de 14º para 13º lugar. São oito pontos de distância para o Ituano (17º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento) e sete pontos de diferença para o América-MG (4º colocado e primeiro time na zona de classificação para a Primeira Divisão). Já o Brusque, estacionado em 19 pontos, está na vice-lanterna da Segundona.

O Coxa volta a campo na próxima quinta-feira (22 de agosto), quando joga mais uma vez fora de casa. A partira será na Arena Pernambuco, às 21 horas, contra o Sport. Já o Brusque encara o Goiás na Serrinha um dia antes.

JEJUM COMO VISITANTE

O Coritiba ainda não havia vencido na condição de visitante na Série B. O último triunfo da equipe fora de casa havia sido pelo Campeonato Paranaense, no dia 3 de março, quando o Coxa derrotou o Cianorte por 4 a 0 na partida de ida das quartas de final. Por campeonatos nacionais, o jejum já era mais longo: a última vitória havia sido registrada em 8 de novembro, com um 3 a 0 pra cima do América-MG.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Sem poder contar com o atacante Robson, suspenso após ser expulso contra a Ponte Preta, o técnico Jorginho apostou no jovem Brandão comandando o ataque coxa-branca. Além disso, ele também fez uma mudança tática. Sem poder contar com meia Matheus Frizzo, que teria passado mal durante a semana (quadro de problemas gastrointestinais e febre), o treinador resolveu apostar na estreia do volante Zé Gabriel, armando a equipe coxa-branca no 4-1-4-1 e deixando de lado o 4-2-3-1 que vinha sendo utilizado até então.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa de jogo na Ressacada teve o Brusque começando um pouco melhor, se aproveitando de erros de passe do nervoso time visitante. Aos poucos, no entanto, os paranaenses foram se acalmando e encaixando seu jogo.

A primeira chance clara de gol veio aos 18 minutos, com Lucas Ronier. Oito minutos depois, o gol, finalmente, com Figueiredo acertando um belo voleio após uma assistência de Brandão: 1 a 0.

Coxa1
Figueiredo comemora: primeiro gol do meia-atacante na Série B deu a vitória ao Coxa (Foto: Divulgação/JP Pacheco/Coritiba)

Os catarinenses tiveram uma chance incrível para empatar, aos 30 minutos, quando Dentinho disparou nas costas da zaga em contra-ataque e chutou cruzado na saída do goleiro. Pedro Morisco, no entanto, operou uma defesa simplesmente espetacular.

O Coxa, por sua vez, teve mais duas boas chances para mexer no marcador, com Brandão e Morelli. Na primeira ocasião, parou na falta de pontaria do atacante. Na segunda, em boa defesa do goleiro Matheus Nogueira.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com o Brusque tendo mais posse de bola e ameaçando logo no primeiro minuto. Mas depois o jogo já começou a ficar modorrento, travado.

Aos 19 minutos, então, Luizinho Vieira fez duas mudanças ousadas em sua equipe, com Wellissol e Diego Tavares substituindo Rodolfo Potiguar e Guilherme Queiróz, respectivamente. Mais tarde, aos 34, Luiz Henrique e Diego Mathias substituíram Alex Ruan e Jhemerson e, aos 44, Robinho ganhou o lugar de Dentinho.

O Brusque passou a pressionar forte no campo de ataque e esteve perto do empate aos 24. Alex Ruan chegou a balançar a rede, mas estava impedido.

No lado do Coxa, as primeiras mudanças só vieram aos 33, quando Júnior Brumado (que fez seu segundo jogo) e Eryc Castillo (estreante do dia) entraram em campo nas vagas de Brandão e Figueiredo. Aos 40, foi vez de Vini Paulista suplantar Morelli e, nove minutos, Matheus Bianqui substituiu Ronier.

A partida voltou a ter mais emoção na reta final, com boas chances para os dois lados. O placar, no entanto, permaneceu inalterado.

BRUSQUE 0 x 1 CORITIBA

Brusque: Matheus Nogueira; Cristovam, Éverton Alemão, Wallace e Alex Ruan (Luiz Henrique); Rodolfo Potiguar (Wellissol), Serrato e Jhemerson (Diego Mathias); Dentinho (Robinho) e Paulinho Moccelin; Guilherme Queiróz (Diego Tavares). Técnico: Luizinho Vieira
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel, Sebá Gómez e Morelli (Vini Paulista); Lucas Ronier (Matheus Bianqui) e Figueiredo (Eryc Castillo); Brandão (Júnior Brumado). Técnico: Jorginho
Gols: Figueiredo (26-1º)
Cartões amarelos: Paulinho Mocellin, Jhemerson, Alex Ruan (B); Figueiredo, Lucas Ronier, Benevenuto, Sebá Gómez (C)
Árbitro: Denis Da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis, domingo às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

11 – Cruzamento da esquerda de Paulinho Mocellin. Guilherme Queiróz se antecipa à marcação para finalizar de dentro da área e pega muito embaixo da bola. Para fora.

16 – Cobrança de falta da intermediária. Natanal vai para a bola e arrisca o arremate direto para o gol. A bola desvia na barreira e vai pra fora.

18 – Lucas Ronier recebe pela direita, encara Wallace e leva a bola para a canhota, chutando forte e em busca do ângulo. A bola passa raspando a trave.

26 – Gol do Coritiba! Cruzamento de Morelli da direita, Brandão ajeita de cabeça e Figueiredo aparece para dominar no peito e finalizar de voleio. Golaço!

30 – Dentinho recebe o passe na frente, ganha na velocidade de Morelli e Benevenuto e sai na cara do gol. Ele arremata buscando o canto oposto, mas Pedro Morisco se estica e faz uma defesa espetacular.

34 – Cruzamento de Bruno Melo para o meio da área. Brandão domina, gira e finaliza. A bola passa ao lado do gol.

43 – Figueiredo recebe a bola pela esquerda e cruza para trás. Morelli chega de frente para arrematar e Matheus Nogueira espalma, salvando o Brusque.

Segundo tempo

1 – Guilherme Queiróz recebe pela direita, passa pelo goleiro e perde o ângulo. Na sequência, tenta o chute cruzado e a bola desvia em Bruno Melo, mas Morisco se recupera e espalma.

15 – Cobrança de falta ensaiada de longe da área. Lucas Ronier arrisca o chute de longa distância e manda para fora do gol.

24 – Gol… mas não vale. Lançamento para dentro da área do Coxa, Alex Ruan aparece livre e desvia na saída do goleiro, balançando a rede. No entanto, estava em posição irregular.

29 – Diego Tavares recebe nas costas da marcação, invade a área e é travado na ‘hora H’ por Bruno Melo.

36 – Cobrança de escanteio do Coxa. A zaga do time mandante afasta e a sobra fica com Ronier, que chuta forte. Matheus Nogueira espalma.

38 – Dentinho gira na frente de Brumado e chuta da entrada da área. Morisco faz mais uma boa defesa.

40 – Castillo arranca pela esquerda e toca para Ronier, que devolve de calcainhar. O equatoriano tenta o chute, mas é travado e a bola sai pela linha de fundo.

46 – Alex Ruan toca para Marcos Serrato, que manda um foguete de fora da área. A bola passa por cima do gol.

49 – Jogadaça de Ronier, que aciona Júnior Brumado. O atacante tenta driblar o goleiro Matheus Nogueira e acaba ficando sem a bola.