Figueiredo, do Coritiba
Figueiredo, do Coritiba, enfrenta o América (Crédito: Valquir Aureliano)

O técnico do Coritiba, Fábio Matias, deixou aberta a disputa por vagas no time titular do Coritiba. Nas quatro partidas no comando da equipe, mostrou que quatro posições estão indefinidas. As escalações e as substituições indicam que nove jogadores estão na luta por esses espaços para a partida deste domingo (dia 7) às 11 horas, contra o Paysandu, no Couto Pereira, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Três candidatos a centroavante

Leandro Damião, Brandão e Figueiredo disputam a posição de centroavante para domingo. Damião, 34 anos, foi titular nos três primeiros jogos com Fábio Matias. Depois, o treinador preferiu começar com Brandão – no empate contra o Vila Nova, mas o novato de 20 anos foi sacado no intervalo. E o versátil Figueiredo acabou atuando como centroavante no segundo tempo.

Damião

São três opções com características diferentes. Damião tem jogado como pivô, tentando ser opção para o passe curto para os demais jogadores do setor ofensivo. Mostrou qualidade nas tabelas e nas jogadas de ‘corta-luz’, mas tem decepcionado como finalizador.

Brandão

Já Brandão é o mais físico dos três e chama a atenção por tentar arrancadas em direção à área, sempre atuando no limite da linha de impedimento, incomodando a dupla de zagueiros. No entanto, tem sumido da partida quando o sistema defensivo adversário consegue anular esse tipo de característica.

Figueiredo

E Figueiredo é quem mais se movimenta, tentando buscar jogo fora da área, caindo nas pontas e também aparecendo na área para finalizar. Com esse estilo, conseguiu tirar o sistema ofensivo da monotonia, mas ainda não apresentou precisão ao definir as jogadas de ataque. Versátil, ele já foi usado como ponta, como meia ofensivo centralizado e como centroavante em 2024.

Dois candidatos para substituir Bruno Melo

O zagueiro canhoto Bruno Melo está suspenso por cartões amarelos. O elenco não conta com outro zagueiro canhoto. As opções são os destros Thalisson Gabriel (22 anos) e Benevenuto (28 anos). A tendência é que o titular Maurício Antônio passe da direita para a esquerda. E que Benevenuto seja titular pela direita da zaga.

Dois candidatos para volante

O técnico Fábio Matias vinha usando o versátil Vini Paulista como extremo (meia-ponta) pela esquerda. O jogador se destacou nessa posição ofensiva nas categorias de base. No Coritiba, porém, jogou a maior parte do tempo como volante, se destacando no trabalho de área a área.

No último jogo, o ponta Lucas Ronier estava suspenso por cartões amarelos. E o ponta Robson foi titular pela primeira vez após se recupera de lesão. Agora, contra o Paysandu, o treinador conta com seus dois melhores pontas e deve recuar Vini Paulista para volante. No entanto, outra opção é tirar Vini Paulista e colocar Morelli na equipe.

Tudo indica que Sebá Gómez será um dos volantes titulares.

Esquema tático

Fábio Matias vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com um volante pela esquerda e outro pela direita. Não há primeiro ou segundo volante. As posições da bola e dos adversários definem o formato defensivo da equipe.

Na linha de três, o treinador vem escalando dois extremos (um pela direita e outro pela esquerda) e um meia ofensivo centralizado (Matheus Frizzo).

Dois candidatos para a lateral-esquerda

Rodrigo Gelado, 20 anos, vem sendo o titular da lateral-esquerda na Série B. O jogador se destacou em alguns jogos pela qualidade nos cruzamentos e pela consistência defensiva. No entanto, no último jogo, Jamerson entrou já no intervalo. O jogador, de 25 anos, cometeu algumas falhas na parte técnica e no posicionamento defensivo contra o Vila Nova, mas se destacou nas últimas temporadas pela capacidade física e facilidade para chegar à linha de fundo.

Provável escalação do Coritiba

Com isso, a provável escalação do Coritiba contra o Paysandu, no esquema tático 4-2-3-1, é Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto (Thalisson Gabriel), Maurício Antônio e Rodrigo Gelado (Jamerson); Sebá Gómez e Vini Paulista (Morelli); Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Robson; Figueiredo (Brandão ou Leandro Damião).