O volante Morelli, do Coritiba
O volante Morelli, do Coritiba, desarma jogador da Chapecoense (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba tem três jogadores no Top 5 de desarmes da Série B de 2024. O volante Morelli, o lateral-direito Natanael e o ponta Lucas Ronier estão entre os jogadores que mais roubaram a bola dos adversários na competição até agora, após 21 rodadas.

Morelli é o líder desse ranking, com 48 desarmes. A média é de 2,4 por jogo. Natanael é o quarto, com 41 no total (média de 2,0). E Lucas Ronier é o quinto, com um total de 40 (média de 2,1). Os dados são do Sofascore.

Mais desarmes na Série B de 2024

JogadorClubePosiçãoDesarmes
1º MorelliCoritibavolante48
2º Mateus HenriqueAmérica-MGlateral-direito43
3º FalcãoCRBvolante43
4º NatanaelCoritibalateral-direito41
5º Lucas RonierCoritibaPonta40
Fonte: Sofascore

Ofensivo

Apesar de liderar em desarmes, Morelli é um meio-campista com bastante liberdade ofensiva. Já tem um gol e um pênalti sofrido na competição. E soma mais passes certos no campo adversário (268) do que na metade defensiva do gramado (237). É o famoso volante ‘que pisa na área’.

Após a vitória sobre o Brusque, o técnico Jorginho explicou que pretende manter apenas Zé Gabriel como volante defensivo. E que Morelli terá liberdade para atacar. “O Zé é o nosso único volante de verdade, aquele cara de presença que a gente pode lembrar ali como o Mauro Silva, por exemplo, que jogava e liberava o Dunga”, disse o treinador, fazendo referência à seleção brasileira da Copa do Mundo de 1994. “Nosso time fica extremamente consistente, e a gente vai pisar muito na área, foi o que aconteceu, principalmente com o Morelli, que consegue realmente marcar presença na área”, declarou, em entrevista coletiva.

Contra o Brusque, Jorginho deixou Zé Gabriel como único volante, centralizado. E usou Morelli pela direita e Sebá Gómez pela esquerda. “Jogando com três volantes, meus dois volantes de lado (Sebá e Morelli) precisavam fazer o papel de meia-atacante. E foi bem feito”, disse.

Coletivo

O Coritiba é o time com mais desarmes na Série B de 2024, com média de 15,9 por jogo. E tem a sétima defesa menos vazada, com 20 gols sofridos. Em outras estatísticas defensivas, o Coxa tem desempenho razoável: é o sexto em interceptações (7,9 por jogo) e o 10º em rebatidas (18,2).

ESP-TopDesarmes
Mais desarmes na Série B 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Em números ofensivos, o Coxa é o 16º em gols marcados, o 2º em mais chances de gol desperdiçadas (total de 17), o 6º em finalizações (14 por jogo), o 3º em finalizações certas (4,8), o 8º em dribles certos (5,8), o 5º em cruzamentos certos (5,1 por jogo) e o 12º em posse de bola (49,5%).