53310716633_d87fd3a25c_c
Mycael, Miranda, Figueiredo e Kaio César com a medalha dos Jogos Pan-Americanos 2023, no Chile (Crédito: Divulgação/Lesley Ribeiro/CBF)

O Coritiba está perto de anunciar a contratação do ponta Figueiredo, 22 anos, do Vasco. O jogador deve chegar por empréstimo, com opção de compra fixada no contrato. Ele tem vínculo com a equipe carioca até o fim de 2026.

Figueiredo foi o artilheiro da Copa São Paulo de Juniores em 2022, com oito gols em seis jogos. No mesmo ano, o atacante se destacou na campanha do quarto lugar do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro, marcando quatro gols e fazendo quatro assistências em 36 jogos (24 como titular).

Em 2023, o jogador foi campeão com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos, junto com o ponta Kaio Cesar, do Coritiba. Figueiredo atuou em quatro partidas da campanha.

Brasileirão
No Brasileirão 2023, Figueiredo atuou em 16 partidas (7 titular e 9 como substituto). Não fez gols ou assistências.

O jogador tem como característica os dribles e os chutes de longa distância. E as estatísticas mostram isso.

Figueiredo teve média de 2,5 chutes de fora da área a cada 90 minutos jogados no Brasileirão 2023, segundo dados do WhoScored. E 1,3 chutes chutes de dentro da área. Como comparação, o titular do Coritiba que mais arriscou de fora da área foi o volante Andrey, com 1,5. Entre todo o elenco, a maior média foi do meia Boschilia, com 2,6.

Em relação à precisão, do total de 3,8 finalizações a gol a cada 90 minutos, Figueiredo acertou 1,1 delas no gol.

Dribles
Figueiredo teve média de 2,9 dribles certos e 2,9 dribles errados a cada 90 minutos. Como comparação o melhor driblador do Coritiba, o meia/ponta Marcelino Moreno, teve 3,4 dribles certos e 4,4 errados a cada 90 minutos jogados. O argentino do Coxa foi o segundo melhor driblador da competição, empatado com o ponta Arias, do Fluminense, e atrás apenas do venezuelano Soteldo, do Santos.

Na mira de outros clubes
Outros clubes chegaram a demonstrar interesse na contratação de Figueirense: Cuiabá, Goiás e estrangeiros (China, Japão e Bulgária).