Coritiba tenta contratar o maior artilheiro da história da seleção da Argélia

Silvio Rauth Filho

Slimani (à esquerda) na Arena da Baixada, na Copa do Mundo de 2014 (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba está tentando a contratação do centroavante Islam Slimani, 35 anos e 1,88 m de altura. O jogador está livre no mercado após deixar o Anderlecht, da Bélgica. Ele é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 41 gols em 93 jogos. Fica à frente de Tasfaout, que fez 36 gols em 87 partidas nos anos 90, e do ponta Riyad Mahrez, do Manchester City, que tem 30 gols em 83 partidas.

No total da carreira, por clubes e seleção, ele soma 213 gols em 544 jogos.

Experiência internacional
Slimani disputou a Copa do Mundo de 2014 e marcou dois gols em quatro jogos. Inclusive, fez um gol na Arena da Baixada, no empate em 1 a 1 com a Rússia. Também disputou cinco edições da Copa Africana de Nações – somou 4 gols e 4 assistências em 15 partidas. Tem um título com a seleção: campeão da Copa Africana de Nações em 2019.

Último jogo internacional
O centroavante atuou pela seleção argelina na última Data Fifa, em junho, jogando no amistoso contra a Tunísia e na partida contra Uganda, válida pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações.

Desempenho no Anderlecht
Na última temporada, 2022/23, Slimani começou no Brest, da França. Fez dois gols e três assistências em 18 jogos. Na janela de dezembro, acertou com o Anderlecht. No clube belga, disputou 16 jogos, marcou nove gols e deu uma assistência. Seu último jogo pelo clube foi em abril. Com o fim do contrato, ficou livre no mercado.

Auge da carreira
O auge da carreira de Slimani foi entre 2013 e 2016, atuando pelo Sporting Lisboa. Lá, marcou 61 gols em 123 jogos. Entre os estrangeiros, é o sexto maior artilheiro da história do clube português. No geral, é o 28º na lista de goleadores do Sporting. Conquistou dois títulos pela equipe: uma Supertaça e uma Taça de Portugal. A melhor temporada foi em 2015/16, com 31 gols em 46 jogos.

Transferências
Slimani foi comprado três vezes na carreira. Defendeu dez clubes. Nas outros transferências, saiu em passe livre ou por empréstimo. A maior compra foi em 2016, quando o Leicester pagou 31 milhões de euros pelo centroavante. Antes, em 2013, foi comprado pelo Sporting Lisboa por 300 mil euros, pagos ao Belouizdad, da Argélia.

Premier League
O centroavante argelino não conseguiu brilhar na Premier League, mas não saiu com números negativos. Pelo Leicester, foram 13 gols e 7 assistências em 46 jogos.