O meia Matheus Frizzo, do Coritiba
Matheus Frizzo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a campo nesta sexta-feira (dia 4) às 19 horas, para enfrentar o América-MG, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da Série B. Os desfalques confirmados são o volante Sebá Gómez e o ponta Lucas Ronier, suspensos por cartões amarelos.

Quem volta ao time é o meia Matheus Frizzo, que cumpriu suspensão na última rodada.

O técnico Jorginho vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (Sebá Gómez na esquerda e Zé Gabriel na direita). A linha de três conta com Lucas Ronier (direita), Robson (esquerda) e Josué (centro).

Frizzo na esquerda ou centralizado?

Frizzo vinha atuando centralizado com Jorginho, mas jogou aberto pelo lado esquerdo com o técnico Guto Ferreira, no início de 2024. Nesse caso, ele entraria no lugar de Lucas Ronier e Robson passaria para o lado direito.

Caso Jorginho mantenha Frizzo centralizado, ele passa a disputar posição com o meia Josué. Nesse caso, o substituto de Lucas Ronier pode ser o atacante Figueiredo.

Volantes
Os volantes Vini Paulista e Morelli são as opções para substituir Sebá Gómez. Com Jorginho, Vini paulista atuou como extremo (meia-ponta) na esquerda, na linha de três, em algumas partidas.

Provável escalação

Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel e Vini Paulista (Morelli); Robson, Josué e Matheus Frizzo (Figueiredo); Júnior Brumado.

Alef Manga

O ponta Alef Manga, 29 anos, pode voltar a jogar nesta sexta-feira, após um anos sem atuar. Ele cumpriu suspensão por envolvimento com esquemas de apostas e voltou a treinar com o grupo na semana passada.

O técnico Jorginho afirmou que Manga pode entrar nos 15 minutos finais contra o América. “O Manga passou a treinar com a gente foi quinta-feira. Eu sei do potencial dele, e se ele me mostrar essa semana que ele tem uma capacidade de pelo menos jogar 15 ou 20 minutos, eu o levo para o próximo jogo”, afirmou o treinador.

“O ideal mesmo seria esperar duas semanas cheias de trabalho para ele. O Manga é um jogador que arrasta, mas que hoje também tem uma preocupação com a parte médica e fisiológica. A gente vai conversar com toda a parte física para tomar uma decisão”, completou Jorginho.