Henrique Almeida: Vila Nova e Coritiba
Henrique Almeida comemora gol pelo Coritiba em 2017 (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba vai enfrentar neste sábado (dia 19) às 16 horas o Vila Nova, em Goiânia, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, pela 32ª rodada da Série B. O time goiano é o quinto colocado, com 49 pontos – um a menos que o Mirassol, 4º lugar. A equipe paranaense está na 9ª posição, com 44 pontos.

Na briga pelo acesso, o Vila Nova é o melhor mandante da Série B, com 11 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota. Marcou 25 gols nessas 15 partidas em casa e só sofreu 12 (menos de um por jogo).

Em toda a temporada 2024, o Vila Nova só sofreu duas derrotas em casa – uma para o Paysandu, por 4 a 0, na final da Copa Verde, e outra para o Atlético-GP, por 2 a 0, na final do Campeonato Goiano. Nos demais jogos como mandante, 22 vitórias e quatro empates.

Visitante

Já o Coritiba não conseguiu emplacar uma boa campanha como visitante na Série B. Foram três vitórias, três empates e nove derrotas fora de casa.

Um time inteiro de veteranos

No total do elenco, o Vila Nova tem 11 jogadores com 30 anos ou mais de idade. O mais conhecido é o volante Ralf, 40 anos, ex-Corinthians. Titular absoluto, ele atuou em 26 rodadas da Série B.

Outro ‘trintão’ é Apodi, 37 anos, ex-Goiás, Ponte Preta e Chapecoense. O jogador tem atuado como ponta (ou extremo) em 2024 e vem começando no banco a maioria das partidas.

Veteranos ex-Coritiba

O centroavante Henrique Almeida, 33 anos, foi revelado pelo Athletico Paranaense e se destacou no Coritiba em 2015 e em 2017, somando 24 gols em 67 jogos pelo clube alviverde. Em 2024, tem oito gols (seis na Série B) em 44 jogos pelo Vila Nova.

O volante Arilson, 30 anos, começou o ano no Coritiba. Depois de dez jogos, rescindiu e acertou com o clube goiano. Agora, já soma 13 partidas pelo novo clube (nove como titular).

Veteranos estrangeiros

O lateral-esquerdo Éric Davis, 33 anos, foi titular do Panamá na Copa América de 2024. Também disputou duas partidas na Copa do Mundo de 2018. Ele soma 96 jogos e nove gols pela seleção. O jogador passou a maior parte da carreira no futebol da Eslováquia (nove temporadas). Também passou pelo DC United (EUA) e Fénix (Uruguai).

Outro ‘gringo’ veterano é o lateral-direito Alex Silva, 31 anos. O uruguaio foi revelado pelo Progreso, do seu país natal, e chegou a defender o gigante Peñarol em 2017.

Os dois laterais veteranos, porém, devem ser reservas neste sábado. Os prováveis titulares são Rhuan (23 anos, ex-Santos) na esquerda e Elias (25 anos, ex-Athletico Paranaense e Sport) na direita.

Alesson comemora gol pelo Paraná Clube
Alesson comemora gol pelo Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Artilheiro e líder em assistências

O grande destaque individual do Vila Nova na Série B é o meia/extremo Alesson, 25 anos. Ele é o artilheiro do time, com 8 gols, e o líder em assistências, com 5 passes para gols. O jogador foi revelado no Paraná Clube e atuou pela equipe curitibana até 2019. Depois, rodou por Bahia, Cuiabá e Goiás.

Escalação do Vila Nova contra o Coritiba

O goleiro Dênis Júnior (26 anos, ex-São Paulo) e o volante Cristiano (24 anos, ex-Bragantino) voltam de suspensão. No ataque, Henrique Almeida entra na vaga de Júnior Todinho, suspenso. O ponta Emerson Urso (23 anos, ex-Botafogo-RJ) cumpre suspensão.

O técnico Luizinho Lopes pode escalar o volante Arilson ou o ponta Gabriel Silva.

A provável escalação do Vila Nova, no esquema tático 4-1-4-1, tem Dênis Júnior; Elias, Dankler, Jemmes e Rhuan; Ralf; Cristiano, Arilson (Gabriel Silva), Igor Henrique e Alesson; Henrique Almeida.