Coritiba vence a Chapecoense em jogada prata-da-casa e encerra jejum

Silvio Rauth Filho
WhatsApp Image 2024-07-27 at 18.15.54 (2)

Pedro Morisco em Coritiba x Chapecoense (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba venceu por 1 a 0 a Chapecoense, nesse sábado (dia 27) à tarde, no Couto Pereira, pela 18ª rodada da Série B. Com o resultado, a equipe paranaense ficou na 13ª colocação, com 23 pontos – cinco pontos acima da zona de rebaixamento. O time catarinense está em 16º lugar, com 19 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgool.

O gol da vitória foi em uma jogada 100% prata-da-casa: o goleiro Pedro Morisco, 20 anos, lançou para o ponta Lucas Ronier, 19 anos, invadir a área e marcar. Os dois jogadores foram revelados nas categorias de base do Coxa.

Na próxima rodada, o time paranaense vai a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo-SP, em 3 de agosto (sábado).

Interino
O Coritiba foi comandado neste sábado por Guilherme Bossle, técnico do sub-20. Contratado para substituir Fábio Matias, Jorginho só chega a Curitiba neste domingo. Além da troca de treinador, ocorrida na última terça-feira, essa foi a primeira partida após a saída do diretor técnico Paulo Autuori.

Fases
O placar encerrou um jejum do Coxa. O time vinha de 6 partidas seguidas sem vencer: 2 empates e 4 derrotas. A Chapecoense, do técnico Umberto Louzer, vive péssima fase: 1 vitória, 2 empates e 5 derrotas nas últimas 8 partidas.

Ainda sem Alef Manga

O ponta Alef Manga cumpre suspensão por envolvimento em esquema de apostas. O Coritiba ainda não conseguiu uma certeza sobre quando a punição encerra. Com isso, o jogador não foi relacionado para o jogo.

Reforços
O ponta Eryc Castillo, que chegou do Vitória, por empréstimo, foi a novidade no banco, mas não entrou na partida. Outro recém-contratado, o centroavante Junior Brumado, não foi relacionado para o jogo.

Artilheiro
O ponta Lucas Ronier tem agora 4 gols em 16 jogos na Série B 2024. É o artilheiro do Coxa na competição, empatado com o meia Matheus Frizzo.

Escalação do Coxa

Guilherme Bossle só fez uma alteração em relação ao último jogo, com a saída do zagueiro Maurício Antônio para a entrada do centroavante Éberth.

Esquema tático
Durante sua passagem pelo Coritiba, Fábio Matias usou esquema tático 4-2-3-1 como base, mas nos dois últimos jogos adotou o 3-5-2 no início das partidas. Guilherme Bossle começou no tradicional 4-2-3-1, com Sebá Gómez e Morelli como volantes. A linha de três tinha Ronier (direita), Frizzo (centro) e Robson (esquerda). Éberth era o centroavante.

Escalação da Chapecoense

A equipe catarinense não terá seu artilheiro, o centroavante Mário Sérgio (5 gols em 13 jogos na Série B). Ele está em recuperação, assim como os laterais JP Galvão e Marcelinho.

Primeiro tempo

O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. O Coritiba levou perigo em três chutes de fora da área – de Lucas Ronier, Frizzo e Robson – e em uma boa jogada de Natanael. A Chape mostrou força nas bolas altas e nos lances de bola parada.

Segundo tempo

Depois do intervalo, o Coxa voltou melhor e criou seis boas jogadas. O gol veio aos 15 minutos, em lançamento de Pedro Morisco para Lucas Ronier, que disparou do meio-campo, invadiu a área, fintou um e chutou no canto: 1 a 0. Aos 24 minutos, as primeiras substituições no Coxa, com as entradas do meia Matheus Bianqui e do volante Vini Paulista. Aos 28, entraram o ponta Wesley Pomba e o centroavante Brandão.

Gol anulado no fim
Aos 35, o Coxa teve gol anulado. Lucas Ronier tocou na ponta. Morelli cruzou rasteiro. Livre, Brandão completou para o gol. O VAR encontrou impedimento milimétrico de Morelli no lance. Aos 50, Lucas Ronier foi substituído pelo zagueiro Thalisson Gabriel.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 52% de posse de bola, 18 finalizações (3 certas) e 23 faltas cometidas. A Chape terminou com 9 arremates (5 certos) e 17 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×0 CHAPECOENSE
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli e Sebá Gómez (Wesley Pomba); Lucas Ronier, Matheus Frizzo (Matheus Bianqui) e Robson (Vini Paulista); Éberth (Brandão). Técnico: Guilherme Bossle
Chapecoense: Cavichioli; Mailton, Eduardo Doma (Thomás), Bruno Leonardo, Habraão e Mancha; Tarik (Foguinho), Carvalheira, Marlone (Giovanni Augusto) e Marcinho (Thayllon); Perotti. Técnico: Umberto Louzer
Gol: Lucas Ronier (15-2º)
Cartões amarelos: Doma, Marcinho e Thayllon (Cha). Wesley Pomba, Sebá Gómez e Benevenuto (Cor)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES