Coritiba vence o Ceará e quebra série de decepções na Série B

Lycio Vellozo Ribas
18coxa20

Coritiba x Ceará. Foto: Rui Santos

O Coritiba quebrou uma série de jogos decepcionantes e venceu o Ceará por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (18), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. A partida era válida pela 26ª rodada da Série B.

Com o resultado, o Coritiba chegou a 37 pontos e tirou distância da zona de acesso à primeira divisão. O Sport, atual 4º colocado, tem 43 pontos. Contudo, o time paranaense não subiu muito na tabela: foi da 12ª para a 11ª posição. O Ceará, que também está no bolo de times que rondam o G4, ficou com 39 pontos, em 8º lugar.

Nos dois últimos jogos, o Coritiba chegou a estar à frente no placar. Mas cedeu o empate ao Novorizontino duas vezes – o jogo terminou 2 a 2 – e deixou o Operário de Ponta Grossa virar para 2 a 1. Antes disso, o time coxa-branca havia sido derrotado pelo Guarani, lanterna da Série B, por 2 a 1.

Desta vez, contudo, o Coritiba saiu vencedor. E enfrentava o time de melhor ataque da Série B. O Ceará marcou 41 gols em 27 jogos, incluindo o desta quarta-feira — o time paranaense soma 27.

Tabela

O Coritiba volta a campo neste sábado (21), às 18 horas, quando enfrenta o Ituano, em Itu (SP).

Escalação do Coritiba

Embora contasse com o retorno do atacante Robson, o técnico Jorginho optou por deixá-lo na reserva. Assim, José foi mantido no time titular, como meia centralizado no esquema 4-2-3-1. Jorginho fez uma troca de última hora na defesa, com entrada de Maurício Antônio em vez de Thalisson. Na lateral-esquerda, Rodrigo Gelado substituiu Bruno Melo, que cumpria suspensão. De resto, o treinador manteve os jogadores que iniciaram a partida contra o Operário.

Primeiro tempo

Em casa e pressionado pela necessidade de vencer, o Coritiba tentou controlar o meio-de-campo, buscando o meia Josué para que ele distribuísse a bola. Mas com isso dava espaço para o Ceará contra-atacar. Ambos os times tiveram chances de marcar, mas não aproveitaram.
Aos 24 minutos, o goleiro Richard (ex-Parana), do Ceará, se lesionou e foi substituído por Bruno Ferreira. Mas depois disso o time coxa-branca levou quase 20 minutos para acertar uma bola no gol. O Ceará, por sua vez, incomodou em jogadas pelos lados, mas também não foi muito efetivo.

Segundo tempo

Para a etapa final, o Coritiba voltou com o atacante Robson no lugar de Vini Paulista. Ele ficou pelo lado esquerdo do ataque. Mesmo assim, o time não conseguia produzir jogadas ofensivas. Isso até que Robson sofreu uma falta perto da área. Ele mesmo cobrou e abriu o placar, aos 15 minutos. Aos 19, ele puxou jogada e tocou para Lucas Ronier, que fez a assistência para Júnior Brumado marcar 2 a 0.

Em seguida ao gol, Jorginho trocou Josué por Frizzo no meio-de-campo, aos 21 minutos. Aos 28, Zé Gabriel deu lugar a Morelli. E Thalisson entrou em vez de Benevenuto na zaga. Ao 32, Jamerson substituiu Rodrigo Gelado na lateral. Os três jogadores substituídos saíram porque sentiram lesões ou problemas físicos.

Após as trocas, o Coritiba levou um gol. Barceló aproveitou falha da defesa e tocou entre as pernas de Pedro Morisco, aos 34 minutos. Contudo, aos 37, Frizzo fez 3 a 1, após jogada de Lucas Ronier e passe de Júnior Brumado. A partir daí, o time controlou a bola até o apito final.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 13 finalizações (6 certas), 54% de posse de bola, 80% de passes certos e 3 escanteios. O Ceará obteve 8 finalizações (3 certas), 46% de posse de bola, 76% de passes certos e nenhum escanteio. Os números são do Sofascore.

Coritiba 3 x 1 Ceará

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Mauricio Antônio, Benevenuto (Thalisson) e Rodrigo Gelado (Jamerson); Zé Gabriel (Morelli) e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Josué (Frizzo) e Vini Paulista (Robson); Júnior Brumado. Técnico Jorginho
Ceará: Richard (Bruno Ferreira); Rafael Ramos, (Raí Ramos), Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; De Lucca, Richardson (Recalde) e Lucas Mugni (Rafinha); Saulo Mineiro, Aylon (Barceló) e Erick Pulga. Técnico: Leo Condé
Gols: Robson (15-2º), Júnior Brumado (19-2º), Barceló (34-2º), Frizo (37-2º)
Cartões amarelos: Matheus Bahia, Saulo Mineiro, Richardson, Rafinha, Sebá Gomez
Arbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, quarta-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

SEGUNDO TEMPO