Coritiba vence o Guarani no Couto Pereira com gol e assistência de novatos

Silvio Rauth Filho
Coritiba x Guarani

Lucas Ronier chuta para marcar o gol, em Coritiba x Guarani (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Guarani, nessa terça-feira (dia 14) à noite, no Couto Pereira, pela 5ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 9º lugar, com 7 pontos. A equipe paulista está na 18ª posição, com 3 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O gol da vitória foi do ponta Lucas Ronier, 19 anos, em jogada do lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, 20 anos.

Na próxima rodada, o Coxa joga contra o Novorizontino, em Novo Horizonte (SP), sexta-feira (dia 17) às 21h30.

Fases
O jogo era o confronto de duas equipes em má fase. O Coritiba vinha de 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas nas 6 partidas anteriores. No mesmo período, o Guarani somou 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Técnico
Esse foi o 2º jogo de James Freitas como técnico interino. No sábado, estreou com derrota para o Avaí. Ele substitui Guto Ferreira.

Escalação
O técnico interino James Freitas fez duas mudanças em relação ao último jogo. Sem Leandro Damião, com uma lombalgia, ele escalou o centroavante Brandão. A outra alteração foi o retorno do zagueiro Bruno Melo, que cumpriu suspensão contra o Avaí.

Desfalques
Além de Leandro Damião, as outras baixas eram o lateral-esquerdo Jamerson, o ponta Robson, os volantes Arilson, Fransérgio e Vini Paulista e o zagueiro Thalisson Gabriel, todos em recuperação.

Esquema tático
O interino manteve o mesmo esquema tático 4-2-3-1, com Frizzo pelo centro na linha de três, com Wesley Pomba (esquerda) e Lucas Ronier (direita) como extremos. Os volantes eram Sebá Gómez e Morelli.

Guarani
As baixas no Guarani, todas por lesões, eram o goleiro Pegorari (32 anos, ex-Palmeiras), os centroavantes Bruno Mendes (29 anos, ex-Botafogo e Athletico-PR) e Caio Dantas (31 anos, artilheiro da Série B 2020), o meia Luan Dias (26 anos, ex-Água Santa, Goiás e Santos) e o zagueiro Márcio Silva (22 anos, emprestado pelo Coritiba).

Primeiro tempo
O Coritiba começou melhor e teve controle do jogo no primeiro tempo. As melhores armas foram as arrancadas de Wesley Pomba, o apoio de Rodrigo Gelado e a técnica de Lucas Ronier. Aos 17, Ronier acertou a trave, após receber cruzamento de Pomba. Um minuto depois, Gelado cruzou, Ronier dominou na área e colocou no ângulo: 1 a 0. O Guarani só incomodou aos 45, em chute de fora da área de Camacho (ex-Athletico).

Segundo tempo
O segundo tempo começou equilibrado, com alguns avanços do Guarani e um bom contra-ataque do Coxa. Aos 16, as primeiras substituições de James Freitas, com as entradas do ponta David da Hora e do volante Bernardo. Aos 25, saiu Lucas Ronier e entrou o atacante Figueiredo. O jogo ficou truncado, com poucos ataques dos dois lados. Aos 35, entraram os meio-campistas Matheus Bianqui e Geovane Meurer.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 38% de posse de bola, 10 finalizações (4 certas) e 77% de precisão nos passes. O Guarani terminou com 9 arremates (2 certos) e 82% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×0 GUARANI
Coritiba
: Pedro Morisco; Natanael, Mauricio Antonio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Bernardo) e Sebá Gómez (Geovane Meurer); Lucas Ronier (Figueiredo), Matheus Frizzo (Matheus Bianqui) e Wesley Pomba (David da Hora); Brandão. Técnico: James Freitas
Guarani: Vladimir; Heitor (Kayque), Doulgas Bacelar, Lucas Adell e Jefferson (Vinicius Kauê); Matheus Bueno e Camacho (Rafael Freitas); João Victor, Chay (Gustavo França) e Reinaldo (Marlon); Luccas Paraizo. Técnico: Júnior Rocha
Gol: Lucas Ronier (18-1º)
Cartões amarelos: João Victor (G). Wesley Pomba, Natanael (C).
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Público: 8.280 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES