Coritiba vence o Ituano com gol antológico no Couto Pereira e em noite de estreia

Silvio Rauth Filho
WhatsApp Image 2024-06-07 at 19.29.00 (1)

Frizzo comemora o gol antológico em Coritiba x Ituano (Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 4 a 2 o Ituano, nessa sexta-feira (dia 7) à noite, no Couto Pereira, pela 9ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 14 pontos – a 1 ponto do G4. A equipe paulista está na 18ª posição, com 6 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga em 16 de junho (domingo), contra o Goiás, em Goiânia.

Interino
O técnico interino James Freitas soma agora 6 jogos no comando do Coxa, com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Fase
Rebaixado no Paulistão e eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, o Ituano só venceu 3 dos 22 jogos em 2024.

Artilheiros
O meia Matheus Frizzo é o vice-artilheiro do Coritiba em 2024, agora com 8 gols em 24 jogos, atrás apenas do ponta Robson (11 gols em 15 jogos). O centroavante Leandro Damião chegou a 3 gols em 11 partidas na temporada.

Desfalques
As baixas eram o volante Sebá Gómez (seleção da Colômbia), o lateral-direito Natanael (suspenso por cartões amarelos) e o ponta Robson (recuperação).

Escalação do Coritiba

Uma novidade foi na lateral-direita, com Jhonny, 22 anos, emprestado pelo Fluminense, fazendo sua primeira partida como titular. Outra foi o volante Fransérgio ganhando a vaga de Vini Paulista.

Esquema tático
James Freitas manteve o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, usou Lucas Ronier na direita, Matheus Frizzo centralizado e Figueiredo na esquerda. Leandro Damião era o centroavante.

Primeiro tempo
O começo teve o Coritiba sufocando o adversário. O gol veio já aos 10 minutos, em cruzamento perfeito de Figueiredo e bela finalização de Rodrigo Gelado, no ângulo. Aos 17, Bruno Costa salvou gol certo do Ituano, com belo carrinho. Na sequência, Matheus Frizzo fez o famoso ‘gol que Pelé não fez’. Ele chutou do campo de defesa, antes do círculo central, e encobriu o goleiro. Um gol épico. Aos 27, Lucas Ronier quase fez um golaço de falta, mas a bola bateu no travessão. O terceiro gol veio aos 45, em lançamento de Frizzo, cruzamento de Lucas Ronier e finalização de Leandro Damião.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com gol do Ituano, após cruzamento da direita e cabeceio de Yann Rolim, livre na segunda trave. Aos 10 minutos, as primeiras trocas no Coxa, com as entradas do lateral Jamerson e do volante/meia Matheus Bianqui. Aos 12, Matheus Bianqui acertou o travessão, após cobrança de escanteio de Lucas Ronier.

Estreia
Aos 21 minutos, o lateral-direito Felipe Guimarães (20 anos, revelação da base) entrou no lugar de Jhonny para fazer sua estreia como profissional. Também aos 21, entraram o centroavante Brandão e o ponta Wesley Pomba.

Gols no fim
O jogo foi aberto nos 90 minutos, com ataques frequentes dos dois lados. Aos 24 minutos, o Coxa chegou ao 4º gol, após bela jogada de Lucas Ronier e Figueiredo para finalização de Brandão. O Ituano reduziu para 4 a 2 aos 34, após chute no travessão de Eduardo Person e finalização de Vinicius Paiva.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 40% de posse de bola e 22 finalizações (11 certas). O Ituano terminou com 16 arremates (4 certos). Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 4×2 ITUANO
Coritiba
: Pedro Morisco; Jhonny (Felipe Guimarães), Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado (Jamerson); Fransérgio (Matheus Bianqui) e Morelli; Lucas Ronier, Matheus Frizzo (Wesley Pomba) e Figueiredo; Leandro Damião (Brandão). Técnico: James Freitas
Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Wálber, Claudinho e Marlon (Eduardo); Miqueias e José Aldo (Person); Leozinho (Bruno Xavier), Yann Rolim e Vinicius Paiva; Thonny Anderson. Técnico: Alberto Valentim
Gols: Rodrigo Gelado (10-1º), Frizzo (18-1º), Leandro Damião (45-1º), Yann Rolim (7-2º), Brandão (24-2º) e Vinicius Paiva (34-2º)
Cartões amarelos: Rodrigo Gelado, Leandro Damião (C).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Público: 13.810 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES