Coxa
Coritiba vence o Ituano fora de casa e chega ao terceiro triunfo como visitante na Série B (Foto: JP Pacheco/ Coritiba)

O Coritiba está mais próximo do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. No final da tarde deste sábado, jogando no interior de São Paulo, a equipe do técnico Jorginho não fez um jogo “vistoso”. Ainda assim, se segurou bem na defesa e conseguiu vencer o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior. O gol salvador saiu no fim do jogo (aos 36 minutos do segundo tempo) e foi um golaço de Matheus Frizzo.

Com 28 jogos disputados, o Coxa agora soma 40 pontos na tabela e aparece em oitavo lugar, só cinco pontos atrás do Vila Nova-GO (quarto colocado, mas que disputou um jogo a menos). O Ituano, por sua vez, tem 28 pontos e aparece em 16º lugar, mas ainda pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

O Coritiba volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Goiás no Couto Pereira, às 21h30. O time paulista joga no mesmo dia e horário contra o Paysandu, fora de casa.

ESCALAÇÕES

Em relação á vitória por 3 a 1 contra o Ceará, na última rodada, o Coxa apresentou duas mudanças em seu onze inicial. Na lateral-esquerda, Rodrigo Gelado deu espaço para a entrada de Bruno Melo, de volta ao time após cumprir suspensão. Na meia-esquerda, Vini Paulista, que se machucou no jogo anterior, saiu para a entrada de Robson.

O Ituano, por sua vez, teve o retorno do goleiro Jefferson Paulino, desfalque na derrota contra o Avaí, por 2 a 0. No mais, o time foi o mesmo, com destaque para os nomes conhecidos da torcida paranaense. Casos do técnico Alberto Valentim (campeão da Sul-Americana de 2021 pelo Athletico), o lateral-direito Marcinho (outro ex-Furacão), e o centroavante Thonny Anderson (ex-Athletico e Coritiba).

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio, com sete finalizações para os donos da casa e seis para os visitantes ao longo de pouco mais de 45 minutos.

Quem teve as chances mais claras foi o Ituano, que levou perigo em arremates de Thonny Anderson e num cabeceio de Gui Mariano que obrigou uma grande defesa de Pedro Morisco.

O Coritiba, por sua vez, levou perigo num cabeceio de Robson, logo aos seis minutos, e numa outra boa chegada do atacante, aos 45. Pouco para movimentar o placar.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou com o Coxa levando perigo em chute de Sebá Gómez. Mas o Ituano logo respondeu com duas boas chances, aos seis e aos 12 minutos, em finalizações de Thonny Anderson e Bruno Xavier.

Aos 19, mais uma grande chance para os paulistas, em lançamento de José Aldo que deixou Bruno Xavier na cara do gol.

Para tentar dar mais ânimo ao setor ofensivo do Coxa, Jorginho tentou mudar Josué (aos 17 minutos), Lucas Ronier e Robson (ambos aos 28) por Matheus Frizzo, Figueiredo e Eryc Castillo, respectivamente.

E a mudança acabou surtindo efeito num lampejo: aos 36 minutos, Matheus Frizzo recebeu uma bola na entrada da área, de costas para o gol. Na hora de dominar, porém, já virou o corpo, ficando de frente para o gol e enganando o marcador Gui Mariano. Na sequência, emendou um lindo e forte arremate, sem chance de defesa para Jefferson Paulino: 1 a 0 para o time do Alto da Glória.

FICHA TÉCNICA

Ituano 0 x 1 Coritiba

Ituano: Jefferson Paulino; Marcinho, Gui Mariano, Claudinho e Kauan Richard; Rodrigo (Álvaro), Miquéias (Yann Rolim) e José Aldo (Eduardo Person); Bruno Xavier (João Carlos), Thonny Anderson e Vinícius Paiva (Leozinho). Técnico: Alberto Valentim
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel (Vini Paulista) e Sebá Gomez (Morelli); Lucas Ronier (Figueiredo), Josué (Matheus Frizzo) e Robson (Eryc Castillo); Junior Brumado. Técnico: Jorginho
Gols: Matheus Frizzo (36-2º)
Cartões amarelos: Claudinho (I); Matheus Frizzo, Maurício Antônio (C)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), sábado, às 18 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

6 – Cruzamento de Natanael para Robson, que desvia de cabeça. A bola vai em direção ao gol, mas a defesa tira quase em cima da linha. Escanteio.

11 – Thonny Anderson chuta forte pro gol. Pedro Morisco espalma e na sobra Benevenuto chega para cortar antes da chegada do atacante.

12 – Cruzamento de Bruno Xavier. Thonny Anderson aparece bem posicionado para o cabeceio na pequena área, mas finaliza mal e manda para fora.

19 – Thonny Anderson aparece na entrada da área, de frente para o gol, e arrisca um chute colocado. A bola passa ao lado, com perigo.

21 – Passe de Junior Brumado para Robson, que dispara com liberdade pela esquerda em direção ao gol. Ele invade a área e chuta buscando o canto, mas manda pra fora. Grande chance desperdiçada.

26 – Thonny Anderson recebe na intermediária e arrisca um chute forte de longe, por cima do gol.

28 – Cruzamento da esquerda e Gui Mariano sobe na segunda trave, nas costas de Natanael e cabeceia firme pro gol. Pedro Morisco faz grande defesa e na sequência o

45 – Robson recebe a bola longe da área, mas de frente para o gol. Ele chuta forte e o arremate passa ao lado, com perigo.

Segundo tempo

4 – Sebá Gómez pega a sombr ana entrada da área e chuta com perigo pro gol. Ao lado.

6 – Bola chega em Thonny Anderson, perto da pequena área. Ele chuta pro gol e a bola desvia na zaga. na sobra, o Ituano tenta mais uma vez de dentro da área e a zaga salva.

12 – Cruzamento de Vinícius Paiva, da direita para o meio da área. Bruno Xavier domina, encara a marcação e chuta cruzado, ao lado do gol.

21 – Lançamento de José Aldo para Bruno Xavier, que dispara no meio da zaga e sai na cara do gol. Ele chuta forte, mas muito alto, e manda por cima do gol.

36 – Gol do Coritiba! Matheus Frizzo recebe a bola na entrada da área, domina já virando em direção ao gol e manda um foguete. Jefferson Paulino se estiva, mas não alcança. Golaço!

41 – Leozinho recebe a bola pela esquerda, na entrada da área, e chuta forte pro gol. A bola passa ao lado, raspando a trave!