Bruno Melo comemora gol em Coritiba e Sport
Bruno Melo comemora gol em Coritiba e Sport (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Sport, nessa quinta-feira (dia 22) à noite, na Arena Pernambuco, pela 22ª rodada da Série B. Com o resultado, a equipe paranaense ficou na 11ª colocação, com 30 pontos – seis pontos abaixo do G4. O time nordestino está em 9º lugar, com 32 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgool.

Na próxima rodada, o time paranaense joga na terça-feira, contra o Avaí, no Couto Pereira.

O gol da vitória foi do lateral/zagueiro Bruno Melo, em belo chute de trivela. Confira:

Técnicos

Os dois times têm técnicos recém-contratados. No Coritiba, Jorginho soma 4 jogos, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No Sport, Guto Ferreira acumula 4 partidas: 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas. Curiosamente, Guto comandou o Coxa de novembro de 2023 a maio de 2024. Acabou demitido após derrota para o Sport, no Couto Pereira, pelo primeiro turno da Série B.

Vitória com estilo Jorginho

A vitória contra o Sport veio com o estilo do técnico Jorginho. Isso significa ofensivo ou defensivo?Nenhum deles. Desde que chegou, o treinador prometeu avançar quando fosse possível e recuar quando necessário. E cumpriu essa promessa. O Coxa soube se adaptar às características do adversário, ao momento do jogo e às peças disponíveis.

Contra o Brusque, quando não tinha Frizzo e Robson, Jorginho usou o 4-1-4-1. Contra o Sport, com esses dois reforços, ele voltou ao 4-2-3-1. E, durante o jogo, foi adaptando o time às circunstâncias.

Além das questões táticas, o treinador mostrou um time vibrante e solidário em campo – um indício que conseguiu ‘ganhar o vestiário’.

Retrospecto
Dos últimos 8 confrontos entre os dois times, foram 3 vitórias do Sport, 2 vitórias do Coritiba e 3 empates.

Escalação do Coritiba

O Coritiba tinha as voltas de Robson e Matheus Frizzo, que não atuaram na rodada anterior. As baixas eram o atacante Figueiredo, suspenso, o lateral-esquerdo Jamerson, lesionado, e o volante Morelli, com dores na região lombar. O meia português Josué, recém-contratado, não viajou a Recife.

Esquema tático

O técnico Jorginho usou o esquema tático 4-1-4-1 na partida anterior (Brusque), com Zé Gabriel como único volante. A linha de quatro tinha dois jogadores centralizados no trabalho de área a área (Sebá Gómez e Morelli) e dois extremos (Ronier na direita e Figueiredo na esquerda).

Dessa vez, Jorginho voltou ao tradicional 4-2-3-1, com Zé Gabriel e Sebá como volantes. Robson ficou de centroavante. A linha de três ficou com Frizzo (centro), Ronier (direita) e Vini Paulista (esquerda). Apesar de ser chamado de volante, Vini Paulista começou a carreira como extremo (meia-ponta) e chegou a ser usado nessa posição ofensiva pelo técnico anterior (Fábio Matias).

Primeiro tempo

O Coritiba controlou o jogo e teve facilidade para atacar. Com bons passes de Ronier e avanços perigosos de Natanael, o time construiu boas jogadas e chegou a finalizar dez vezes. O Sport também chegou com algum perigo em certos momentos, mas Pedro Morisco mostrou segurança.

Segundo tempo

O segundo tempo continuou com o mesmo cenário de antes, com o Coxa melhor. Aos 15 minutos, após boa jogada de Lucas Ronier, Matheus Frizzo pegou rebote na área e rolou para Bruno Melo chutar de trivela, no cantinho: 1 a 0. O Sport sentiu e se desorganizou em campo. Aos 35, as primeiras substituições no time paranaense, com as entradas do lateral-esquerdo Rodrigo Gelado e do centroavante Junior Brumado. Aos 42, o zagueiro Maurício Antonio entrou no lugar de Robson. Aos 50, entraram o meia Matheus Bianqui e o lateral-direito Jhonny.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 42% de posse de bola, 15 finalizações (3 certas) e 10 faltas cometidas. O Sport terminou com 11 arremates (2 certos) e 16 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

SPORT 0x1 CORITIBA
Sport: Caíque França; Di Plácido (Lucas André), Allyson, Luciano Castán (Chico) e Felipinho; Fabinho e Fabricio Domínguez (Wellington Silva); Lobato (Ortiz), Lucas Lima e Barletta (Zé Roberto); Gustavo Coutinho. Técnico: Guto Ferreira
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Benevenuto e Bruno Melo (Rodrigo Gelado); Zé Gabriel e Sebá Gómez (Jhonny); Lucas Ronier (Matheus Bianqui), Matheus Frizzo (Junior Brumado) e Vini Paulista; Robson (Mauricio Antonio). Técnico: Jorginho
Gol: Bruno Melo (15-2º)
Cartões amarelos: Coutinho, Domínguez, Lucas Lima, Ortiz (S). Robson (C). Gabriel Leite (no banco)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 5 – Barletta pega rebote na meia-lua e chuta perto, sobre o gol.
  • 12 – Frizzo bate escanteio. Benevenuto entra livre e cabeceia para fora, ao lado.
  • 20 – Lucas Ronier rola para Natanael, que chuta cruzado. A bola passa perto, ao lado.
  • 22 – Zé Gabriel enfia. Robson dispara, finta o marcador e chuta da risca da área. A bola raspa a trave.
  • 27 – Vini Paulista chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
  • 36 – O Sport rouba a bola no ataque. Lobato aciona Lucas Lima, que sai na cara do gol. Ele chuta e Morisco salva.
  • 45 – Natanael chuta do bico da área. A bola passa perto, sobre o gol.
  • Segundo tempo
  • 2 – Falta de média distância. Ortiz cobra forte, no alto. Morisco espalma.
  • 15 – Gol do Coritiba. Após boa jogada, Frizzo pega o rebote na área e rola para Bruno Melo, que chuta de trivela, no cantinho.
  • 49 – Pressão do Sport. Zé Roberto chuta cruzado. Rodrigo Gelado salva quase em cima da linha.