Vila Nova x Coritiba
Coritiba comemora gol sobre o Vila Nova (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba venceu por 3 a 0 o Vila Nova, nesse sábado (dia 19) à tarde, em Goiânia, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, pela 32ª rodada da Série B. Com o resultado, a equipe paranaense ficou na 8ª posição, com 47 pontos – a seis pontos do G4. O time goiano é o 6º colocado, com 49 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa vai a Belém (PA) enfrentar o Paysandu, nesta quarta-feira.

Mandante

O Vila Nova perdeu sua invencibilidade como mandante na Série B. Mesmo assim, segue como melhor mandante da Série B, com 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

ARTILHEIROS DO CORITIBA EM 2024

  • 1º Robson (ponta) 14 gols em 33 jogos
  • Matheus Frizzo (meia/extremo) 14 gols em 43 jogos
  • 3º Lucas Ronier (extremo/meia) 6 gols em 38 jogos

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho decidiu repetir a escalação, mesmo contando com as voltas do zagueiro Maurício Antonio e do volante Zé Gabriel, recuperados. Ambos iniciaram no banco, junto com outro ex-titular: o ponta Robson.

Coxa-4231
O 4-2-3-1 do Coritiba contra o Vila (Crédito: Reprodução/sharemytactics.com)
Coxa-325
O 3-2-5 do Coritiba para atacar o Vila (Crédito: Reprodução/sharemytactics.com)

Esquema tático

Jorginho manteve o esquema tático 4-2-3-1 como referênci para se defender e para as transições. Na linha de três, Josué era o armador centralizado, entre dois extremos (Lucas Ronier na direita e Matheus Frizzo na esquerda). Para atacar, o time usou o 3-2-5, com Sebá Gómez recuado, ao lado dos zagueiros. Josué e Vini Paulista eram os dois centralizados no meio-campo. Nesse formato, os dois laterais viravam pontas e os dois extremos (Ronier e Frizzo) se aproximavam no centroavante.

Escalação do Vila Nova

O goleiro Dênis Júnior (26 anos, ex-São Paulo) e o volante Cristiano (24 anos, ex-Bragantino) voltaram de suspensão, mas Dênis começou no banco. No ataque, Henrique Almeida (33 anos, ex-Coritiba) entrou na vaga de Júnior Todinho, suspenso. O ponta Emerson Urso (23 anos, ex-Botafogo-RJ) estava suspenso. O volante Arilson (ex-Coritiba) ficou entre os suplentes.

Primeiro tempo

Com postura ofensivo e bom toque de bola, o Coritiba empurrou o adversário para trás e mandou no jogo. Teve o domínio tático na maior parte do tempo, mas cometeu muitos erros individuais, desperdiçando bons ataques e permitindo dois contra-ataques perigosos do Vila Nova. Quando teve o mínimo de qualidade individual no setor ofensivo, o Coxa chegou aos gols. Aos 32, Júnior Brumado ganhou a dividida com o zagueiro e soltou uma bomba da meia-lua: 1 a 0. Aos 40, o centroavante perdeu chance clara, após cruzamento perfeito de Vini Paulista. Aos 42, Natanael tabelou com Sebá Gómez, recebeu na árae e chutou cruzado: 2 a 0.

Segundo tempo

No intervalo, o volante Arilson (ex-Coritiba) entrou no Vila Nova, na vaga de Ralf (40 anos, ex-Corinthians). O mandante perdeu gol feito já no 1º minuto, em cruzamento rasteiro de Elias e escorregão de Henrique Almeida (33 anos, ex-Coritiba) na cara do gol.

Lance polêmico e expulsão

Aos 12, Benevuto saiu jogando e foi derrubado por Igor. O árbitro não marcou falta. Igor avançou e foi derrubado por Vini Paulista, na risca da área. Pênalti apitado. Após 5 minutos de revisão no VAR, o árbitro anulou o pênalti, marcou falta fora da área e expulsou Vini Paulista.

Mudanças

Aos 20, Jorginho mudou, colocando o zagueiro Maurício Antonio e o volante Zé Gabriel nos lugares de Benevenuto e Josué. O Coxa recuou, se fechou atrás e anulou as principais jogadas do adversário. Aos 27, entraram os atacantes Figueiredo e Robson nos lugares de Brumado e Frizzo.

Pênalti em Robson e golaço no fim

Aos 33, Robson invadiu a área, driblou Dankler e foi derrubado pelo zagueiro. O VAR chamou, o árbitro verificou no monitor e anotou o pênalti. O próprio atacante cobrou e mandou para longe. Em seguida, aos 37, Jorginho colocou o meio-campista Matheus Bianqui no lugar de Sebá Gómez. Aos 41, o terceiro gol do Coxa: Bruno Melo lançou, o zagueiro furou, Ronier deu um chapéu no goleiro e completou o golaço.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 40% de posse de bola, 13 finalizações (3 certas) e 12 faltas cometidas. O Vila terminou com 15 arremates (5 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

VILA NOVA 0x3 CORITIBA

Vila Nova: Halls; Elias, Dankler, Jemmes e Rhuan; Ralf (Arilson) e Cristiano (Alex Silva); Gabriel Silva (Apodi), Igor Henrique e Alesson; Henrique Almeida (Luciano Naninho). Técnico: Luizinho Vieira
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto (Maurício Antonio), Bruno Melo e Jamerson; Sebá Gómez (Matheus Bianqui) e Vini Paulista; Lucas Ronier, Josué (Zé Gabriel) e Matheus Frizzo (Figueiredo); Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho
Gols: Júnior Brumado (32-1º), Natanael (42-1º) e Lucas Ronier (41-2º)
Expulsão: Vini Paulista (17-2º)
Cartões amarelos: Brumado, Benevenuto (C). Dankler (VN)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 16 – Josué tenta do bico da área. A bola vai sobre o gol.
  • 23 – Cristiano tabela com Gabriel Silva, recebe na área e chuta. A zaga salva.
  • 28 – Após boa troca de passes, Ronier chuta e a zaga bloqueia.
  • 32 – Gol do Coritiba. Bruno Melo lança. Brumado ganha a dividida com o zagueiro, avança e chuta forte da meia-lua. A bola entra no canto.
  • 40 – Vini Paulista rouba no ataque e cruza para Brumado. Livre na área, ele chuta sobre o gol.
  • 42 – Gol do Coritiba. Natanael tabela com Sebá Gómez, recebe na área e chuta cruzado. O goleiro falta e aceita.
  • Segundo tempo
  • 1 – Elias passa por Jamerson e cruza rasteiro. A bola passa por Morisco. Com o gol vazio, Henrique Almeida escorrega e chuta sobre o gol.
  • 2 – Ronier enfia de trivela para Frizzo, na cara do gol. Ele quase alcança.
  • 7 – Falta de média distância. Frizzo cobra com um chute forte e rasteiro. A bola passa perto.
  • 23 – Frizzo rouba na defesa, dispara, é puxado por Arilson, invade a área, cai e pede pênalti. O árbitro manda seguir.
  • 25 – Cristiano rouba no ataque e aciona Alesson, que chuta cruzado. Morisco defende.
  • 33 – Robson invade a área, dribla Dankler e é derrubado pelo zagueiro. O próprio atacante cobrou e mandou para longe.
  • 41 – Gol do Coritiba. Bruno Melo lança da defesa. A zaga fura. Lucas Ronier dá um chapéu no goleiro e completa.