Figueiredo e Pedro Morisco: Coritiba e Avaí
Figueiredo e Pedro Morisco (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Avaí nesta terça-feira (dia 27) às 21h30, no Couto Pereira, pela 23ª rodada da Série B. O time catarinense está em 6º lugar, quatro pontos abaixo do G4 – o grupo dos quatro times que ganham o acesso ao final da competição (38 rodadas). A equipe paranaense está na 12ª posição, oito pontos atrás do G4.

O jogo terá transmissão do Premiere e do Sportv.

‘Bombeiros’

A partida desta terça-feira é um duelo de dois técnicos com status de ‘bombeiro’ – aquele que chega para apagar o incêndio no clube. No Avaí, Enderson Moreira (52 anos, ex-Athletico-PR) assumiu com a equipe em jejum, com nove partidas seguidas sem vencer. Com ele, o time reagiu e engatou três vitórias seguidas (todas por 1 a 0, sobre Operário, Santos e Paysandu).

No Coritiba, Jorginho chegou para substituir Fábio Matias, que vinha de seis partidas sem vencer. Com o novo treinador, o Coxa somou duas vitórias, um empate e uma derrota.

Defesas intactas

Os dois times defendem uma boa série sem gols sofridos. O Coritiba vem de duas vitórias por 1 a 0 (sobre Sport e Brusque). São 180 minutos sem levar gols. O Avaí acumula três vitórias consecutivas por 1 a 0 – são 270 minutos de defesa intacta.

O Avaí, aliás, tem a defesa menos vazada entre os 40 times das Série A e B do Campeonato Brasileiro, com 15 gols sofridos em 22 partidas. O Coxa levou 20 gols em 22 jogos.

Sem estrear reforço

O clube esperava regularizar a documentação do meia português Josué a tempo. Se isso ocorresse, ele poderia estrear nesta terça-feira. Não foi o que ocorreu. O jogador ficou fora da relação de convocados. Mesmo que fosse registrado a tempo, o meia começaria no banco de reservas, já que não está com o condicionamento ideal. A última partida do jogador, de 33 anos, foi em maio, pelo Legia Varsóvia, da Polônia.

Coxa-1
Os jogadores convocados pelo Coritiba para a partida (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Escalação do Coritiba

No último jogo, o técnico Jorginho armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Sebá Gómez e Zé Gabriel como volantes. Na linha de três, usou Lucas Ronier (direita), Matheus Frizzo (centro) e Vini Paulista (esquerda). E Robson foi o centroavante.

Agora, o treinador conta com a volta do atacante Figueiredo, que pode entrar no lugar de Vini Paulista, pelo lado esquerdo.

O volante Morelli, que desfalcou o time contra o Sport, é dúvida contra o Avaí. Quando contou com o jogador, Jorginho armou o time no esquema tático 4-1-4-1, com Zé Gabriel como único volante. E com Sebá e Morelli centralizados na linha de quatro do meio-campo, ambos fazendo o trabalho de área a área.

Escalação do Avaí

As baixas no Avaí são o zagueiro Roberto (26 anos, ex-Paraná Clube e Inter), o lateral-esquerdo Mário Sérgio, os meias Pedro Castro (31 anos, ex-Paraná Clube e Santos) e João Paulo (34 anos, ex-Paraná Clube e Cruzeiro), o ponta Pedrinho e o goleiro Igor Bohn.

Quem entra na lateral-esquerda é Natanael, 33 anos, ex-Athletico-PR.

Centroavante
O nome mais conhecido do Avaí é o centroavante Vagner Love, de 40 anos. Ele chegou no segundo semestre e soma 2 gols em 8 jogos pelo clube.

Artilheiro

O artilheiro do Avaí no ano era o centroavante Gabriel Poveda (26 anos, ex-Athletico-PR), com 9 gols em 25 jogos. O contrato dele encerrou em junho e não houve renovação. O goleador do atual elenco em 2024 é o ponta Mauricio Garcez, 27 anos, com 7 gols em 36 jogos. Ele também é o artilheiro do time na Série B, com 3 gols em 21 jogos. O jogador teve uma passagem apagada pelo Coritiba em 2023 (1 gol em 14 jogos).

Garçom
O líder em assistências do Avaí na Série B é o lateral-direito Marcos Vinícius, com três passes para gols em 20 jogos. O jogador, de 27 anos, foi revelado na base do São Paulo, se destacou no Maringá (em 2022, 23 e 24) e teve uma rápida passagem pelo Coritiba em 2023 (5 jogos). Em 2024, ele entrou para a seleção dos melhores do Campeonato Paranaense.

Velhos conhecidos

Outros velhos conhecidos do elenco do Avaí são os zagueiros Vilar (24 anos, ex-Maringá e Coritiba) e Alan Costa (33 anos, ex-Coritiba). O ponta William Pottker, 30 anos, foi dispensado pelo Avaí logo após a chegada do técnico Enderson Moreira. O atacante teve uma passagem apagada pelo Coritiba no início de 2023 (16 jogos, nenhum gol e duas assistências).

CORITIBA x AVAÍ
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson Gabriel, Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Figueiredo (Vini Paulista); Robson. Técnico: Jorginho
Avaí: César; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Vilar e Natanael; Zé Ricardo e Willian Maranhão, Judson (Hygor ou Ronaldo Henrique), Giovanni e Maurício Garcez; Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira
Árbitro: Emerson Ricardo De Almeida Andrade (BA)
Local: estádio Couto Pereira, terça-feira às 21h30
TV: Premiere e Sportv