Coritiba x Bahia: escalações, onde assistir, estreia e jejuns em jogo

Silvio Rauth Filho

O goleiro Luan Polli (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Bahia, nesta quinta-feira (dia 14) às 20 horas, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é um confronto direto de dois ameaçados pela queda à segunda divisão – o time paranaense está na lanterna, com 14 pontos, enquanto a equipe baiana é a primeira fora da zona de rebaixamento, com 22 pontos.

O jogo terá transmissão do Premiere.

Depois do Bahia, o Coritiba faz outro confronto direto. Será contra o Vasco, em São Januário.
Para se preparar para a série decisiva, o time paranaense fez uma preparação especial de cinco dias em Itu, aproveitando a pausa da competição para a Data Fifa.

O período também ajudou a melhorar o condicionamento dos três principais reforços estrangeiros: o centroavante Slimani (não joga desde junho), o ponta espanhol Jesé (não joga desde maio) e o volante Samaris (não joga desde maio).


Jejuns
Os dois clubes lutam contra jejuns no Brasileirão 2023. E, no retrospecto histórico, a última vitória do Coritiba sobre o Bahia foi na despedida de Alex, no último jogo dele como profissional, em 7 de dezembro de 2014. Clique aqui para saber mais.

Escalação
As baixas para hoje são o volante/meia Matheus Bianqui (suspenso por cartões amarelos) e dois lesionados: o zagueiro Reynaldo e o goleiro Gabriel. Ex-titulares, devem começar no banco: o zagueiro Henrique, o volante Andrey e os laterais Natanel e Diogo Barbosa.

Henrique, porém, tem chances de começar jogando. Ele disputa posição com Thiago Dombroski e Maurício Antonio.

O técnico Thiago Kosloski vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com um volante. Samaris deve ficar com essa posição. Na linha de quatro, dois extremos pelos lados do campo (Robson e Marcelino Moreno) e dois jogadores fazendo o trabalho de área a área (Bruno Gomes e Sebastián Gómez). Pelo longo período sem jogar, Jesé deve começar no banco e entrar no segundo tempo.

Desfalques
O Bahia terá a estreia do técnico Rogério Ceni. Ele não vai contar com o zagueiro Vitor Hugo (32 anos, ex-Palmeiras e Fiorentina), que está suspenso. Outras baixas são o zagueiro David Duarte e o lateral-direito André, em recuperação. O principal jogador do time na temporada, o meia Cauly (27 anos, ex-Ludogorets-BUL), segue fora, em tratamento.

CORITIBA x BAHIA
Coritiba: Luan Polli; Hayner, Kuscevic, Thiago Dombroski (Maurício Antonio ou Henrique) e Jamerson; Samaris; Sebástian Gómez, Bruno Gomes, Robson e Marcelino Moreno; Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano e Léo Cittadini (Biel); Ademir, Rafael Ratão (Juba) e Everaldo (Vinícius Mingotti). Técnico: Rogério Ceni
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Local: Couto Pereira, quinta-feira às 20 horas
TV: Premiere