Coritiba x Ceará; onde assistir, escalações e duelo contra o melhor ataque

Redação Bem Paraná
17coxa

O goleiro Pedro Morisco, do Coritiba (foto: JP Pacheco / Coritiba)

O Coritiba duela contra o Ceará nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Couto Pereira, em Curitiba. A partida é válida pela 27ª rodada da Série B. O time paranaense, que está com chances cada vez menores de acesso à primeira divisão, terá pela frente um adversário que ostenta o melhor ataque da competição.

A partida será transmitida pelo Premiere.

Diferença de ataque

Até o início da rodada, o Ceará é o time que mais marcou gols na Série B: 40 ao todo. O trio de ataque se destaca. O ponta Saulo Mineiro fez 6 gols, o centroavante Aylon anotou 7 e o ponta Erick Pulga marcou 8 – ele é o vice-artilheiro da competição, atrás de Caio Dantas (Guarani), com 9. O Coritiba fez apenas 24 gols em 26 jogos e seus maiores goleadores são Lucas Ronier e Frizzo, com 5 gols cada.

Tabela

O Coritiba ocupa a 12ª posição na Série B, com 34 pontos. O Ceará inicia a rodada em 6º lugar, com 39 pontos, a 3 pontos do Sport, o atual 4º colocado.

Chances pequenas de acesso

O Coritiba tem 2,9% de chance de subir para a primeira divisão, passados os jogos da 26ª rodada da Série B. O número é do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Geras (UFMG), que possui um projeto de extensão que calcula possibilidades em competições de futebol. Faltam 12 rodadas para o fim da competição. O Ceará tem 23,2% de chance.

No atual cenário, a UFMG calcula que um time com 64 pontos tem 99,8% de chance de garantir o acesso. No caso do Coritiba, isso significa somar 10 vitórias nos 12 jogos restantes.

Escalação do Coritiba

No Coritiba, o zagueiro/lateral Bruno Melo está suspenso, por ter levado o terceiro cartão amarelo diante do Operário. Rodrigo Gelado deve assumir a posição, com Jamerson correndo por fora. O volante Zé Gabriel é dúvida, já que sentiu uma lesão no ombro. Se ele não jogar, entra Morelli. O atacante Robson está apto a voltar, após ter cumprido suspensão diante do Operário. Contudo, sua escalação é um mistério. Josué, que o substituiu no último domingo, teve boa atuação. Há a possibilidade até de Josué ser o meia centralizado e Robson atuar pela ponta-esquerda. Nesse caso, Vini Paulista jogaria de volante, em vez de Zé Gabriel ou Morelli.

Jorginho tem armado a equipe num 4-2-3-1, com dois laterais, dois zagueiros, dois volantes (Sebá Gomez e mais um), um meia ofensivo, dois extremos (Lucas Ronier e mais um) e um centroavante (Júnior Brumado).

Escalação do Ceará

O técnico Leo Condé pode contar com o retorno do ponta Saulo Mineiro. Ele foi expulso na vitória de 2 a 1 sobre o Operário e cumpriu suspensão na derrota de 2 a 1 para a Chapecoense. Também podem voltar o lateral-esquerdo Matheus Bahia e o meio-campista Richardson, ambos ausentes contra a Chapecoense. Condé costuma variar os esquemas táticos dependendo da partida. Por outro lado, o meia Lourenço vai cumprir suspensão.

O volante Andrey, emprestado pelo Coritiba ao Ceará, não vai jogar devido a uma questão contratual. Outros jogadores com passagem pelo futebol paranaense são o goleiro Richard (ex-Paraná) e o zagueiro Matheus Felipe (ex-Athletico).

Coritiba x Ceará

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Benevenuto e Rodrigo Gelado; Zé Gabriel (Morelli) e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Robson (Josué) e Vini Paulista; Júnior Brumado. Técnico Jorginho
Ceará: Richard; Rafael Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Patrick de Lucca; Saulo Mineiro, Richardson, Lucas Mugni e Erick Pulga; Aylon. Técnico: Leo Condé
Arbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, quarta-feira, às 21h30