O treinador Guilherme Bossle, do Coritiba
Guilherme Bossle (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba joga contra a Chapecoense, neste sábado (dia 27) às 17 horas, no Couto Pereira, pela 18ª rodada da Série B. O time paranaense volta a campo após um desmanche no departamento de futebol. Depois de perder para o Santos, na segunda-feira, o clube demitiu o técnico Fábio Matias. O diretor técnico Paulo Autuori saiu em seguida.

Antes, quatro jogadores já haviam deixado o clube, além da saída do CEO Alexandre Amodeo.

A partida terá transmissão pelo Canal GOAT do Youtube, além do Premiere. Outra opção, segundo o site da CBF, é a Band.

Ainda sem Alef Manga

O ponta Alef Manga cumpre suspensão por envolvimento em esquema de apostas. O Coritiba ainda não conseguiu uma certeza jurídica sobre quando a punição encerra. Com isso, o jogador não foi relacionado neste sábado. Mesmo que estivesse convocado, dificilmente seria titular, já que está sem atuar desde outubro de 2023. A saída de Paulo Autuori do clube abriu a possibilidade do atacante voltar aos planos do Coxa.

“Referente à situação processual do atleta Alef Manga, o Coritiba informa que, para garantia da segurança jurídica e afastamento de qualquer dúvida sobre o efetivo cumprimento da pena, aguardará manifestação do STJD declarando o encerramento da punição, regularidade de registro e condição de jogo. Em decorrência da transferência do atleta para o Pafos, em 2023, o término da suspensão aplicada ocorreria tão somente no mês de outubro de 2024, observados os termos do artigo 172, §3º do CBJD, de forma que a suspensão do atleta ainda permanece em vigor e seu status perante o Clube segue inalterado. Em conjunto com a defesa do jogador, o Coritiba seguirá tomando as medidas necessárias para abreviar a penalidade imposta”, publicou o Coritiba.

Relacionados-1
Os relacionados para o jogo contra a Chape (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Estreia de reforço

O ponta Eryc Castillo, que chegou do Vitória, por empréstimo, é a novidade no banco. Ele tem chances de fazer sua estreia pelo Coritiba neste sábado. O centroavante Junior Brumado, que atuou em maio pela última vez, não será utilizado neste sábado. Ele chegou a Curitiba na quinta-feira (dia 25) e não foi relacionado para enfrentar a Chapecoense.

Ainda sem técnico definido

O Coritiba será comandado neste sábado por Guilherme Bossle, técnico do sub-20. O clube procura um novo treinador no mercado da bola.

Escalação do Coritiba

Fábio Matias começou os dois últimos jogos no 3-5-2, com Lucas Ronier e Robson no ataque. No entanto, no primeiro tempo com o Santos já desmontou esse sistema e voltou ao tradicional 4-2-3-1. A tendência é que Bossle use o 4-2-3-1, formato que deu mais estabilidade ao time em 2024.

Confronto direto

Coritiba e Chapecoense correm o risco de entrar na zona de rebaixamento ao final da 18ª rodada. O time paranaense é o 15º colocado, com 20 pontos. A equipe catarinense está na 16ª posição, com 19 pontos. A ZR começa com o Botafogo-SP, com 18 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Escalação da Chapecoense

A Chapecoense, do técnico Umberto Louzer, vive péssima fase. O time vem de uma vitória, dois empates e quatro derrotas nas últimas sete partidas.

Umberto Louzer
Umberto Louzer (Crédito: Valquir Aureliano)

A equipe catarinense não terá seu artilheiro, o centroavante Mário Sérgio (5 gols em 13 jogos na Série B). Ele está em recuperação, assim como os laterais JP Galvão e Marcelinho.

Giovanni Augusto
Giovanni Augusto comemora gol pelo Coritiba em 2020 (Crédito: Valquir Aureliano)

No banco, a Chape conta com o meia Giovanni Augusto, 34 anos, que jogou no Coxa em 2020. Outros conhecidos são os pontas Daniel Cruz (23 anos, ex-Athletico-PR) e Marcinho (29 anos, ex-Athletico-PR e São Paulo).

CORITIBA x CHAPECOENSE
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Vini Paulista) e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Robson; Figueiredo (Brandão ou Éberth). Técnico: Guilherme Bossle
Chapecoense: Matheus Cavichioli, Maílton, Eduardo Doma, Auremir e Mancha; Bruno Leonardo e Tarik; Marcinho, Marlone e Daniel Cruz; Perotti. Técnico: Umberto Louzer
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
TV: Band, Canal GOAT, Premiere