Lucas Ronier, do Coritiba
Lucas Ronier (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba terá um dia tenso no Couto Pereira. Nesta sexta-feira (dia 19) às 21h30, recebe no seu estádio, em Curitiba, o Mirassol pela 16ª rodada da Série B. A previsão é de um duelo quente em campo, já que se trata de um confronto direto. O time paulista está em 8º lugar e o Coxa, em 10º.

O jogo terá transmissão de Premiere e Sportv.

O time paranaense entra pressionado em campo, após quatro jogos seguidos sem vencer. Para completar, a torcida organizada Império Alviverde e outros grupos de torcedores convocaram um protesto em frente ao estádio, marcado para 20h, pouco antes da partida.

“É cada vez necessário que a torcida demonstre claramente sua insatisfação com a forma que o futebol do Coritiba vem sendo gerido pela treecorp.investimentos. Por isso, convocamos toda nação Coxa Branca para um protesto pacífico antes do jogo contra o Mirassol”, diz o texto de convocação.

Desfalque no Coritiba

Em campo, o técnico Fábio Matias enfrenta desfalque importante enquanto tenta melhorar seus números. Ele soma 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas no comando da equipe.

Para hoje, não vai contar com o meia Matheus Frizzo, expulso na última rodada. Ele é o artilheiro do time na Série B, com quatro gols.

Opções para meia ofensivo

O substituto dele pode ser o meia Yago, 22 anos, destaque do Nova Iguaçu no Carioca 2024. Outra opção é o meia ofensivo Matheus Bianqui, que também atua como centroavante e já foi improvisado como volante. Uma terceira opção é o versátil Figueiredo nessa posição – ele atua em todas as funções do setor ofensivo. Uma quarta alternativa é usar o ponta Lucas Ronier como meia ofensivo centralizado, abrindo espaço para Wesley Pomba na ponta.

Opções para centroavante

Outra dúvida é sobre quem será o centroavante. Leandro Damião deixou o clube. E Brandão foi pouco utilizado pelo treinador nas últimas partidas. No banco, ele só tinha Éberth, 21 anos, para essa posição, mas o novato vem sendo pouco utilizado (só ficou por 15 minutos em campo em toda Série B 2024).

As opções para centroavante são o versátil Figueiredo, os pontas Robson e Wesley Pomba e o meia ofensivo Matheus Bianqui.

Convocados-Coxa
Os convocados para o jogo contra o Mirassol (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Mudança no esquema tático

Fábio Matias vinha usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, usava Ronier na direita, Robson na esquerda e Frizzo centralizado. Agora, o treinador estuda mudar para o 3-5-2, com Bruno Melo, Mauricio Antonio e Benevenuto formando o trio de zaga. Na linha de cinco, dois alas (Gelado na esquerda e Natanael na direita) e três meio-campistas de área a área (Sebá Gómez, Vini Paulista e Morelli). O ataque seria formado por Robson e Lucas Ronier.

Velhos conhecidos

Já o Mirassol não terá o ponta Fernandinho (26 anos, ex-Bahia e Inter), suspenso. O time conta com o técnico Mozart, o goleiro Alex Muralha (34 anos), o volante/meia Gabriel (34 anos) e o lateral-direito Lucas Ramon (30 anos), todos ex-Coritiba. O artilheiro do time em 2024 é o centroavante Dellatorre, 32 anos, ex-Athletico Paranaense, com 13 gols em 25 jogos no ano.

O Mirassol conta com o melhor jogador da Série B, segundo o ranking Sofascore: o meia Danielzinho. Clique aqui para saber mais.

CORITIBA X MIRASSOL
Coritiba: Morisco; Benevenuto, Maurício Antonio e Bruno Melo; Natanael, Morelli, Sebá Gómez, Vini Paulista e Rodrigo Gelado (Jamerson); Lucas Ronier e Robson. Técnico: Fábio Matias
Mirasso: Alex Muralha; Lucas Ramon, Luiz Otávio, João Victor e Zeca; Gabriel e Danielzinho; Negueba, Chico (Marquinhos) e Isaque; Dellatorre. Técnico: Mozart
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Local: Couto Pereira, hoje às 21h30
TV: Premiere e Sportv