06coxa
O volante Sebá Gomez, do Coritiba (foto: JP Pacheco / Coritiba.com.br)

O Coritiba enfrenta o Novorizontino neste domingo (8), às 18h30, no estádio Couto Pereira. A partida é válida pela 25ª rodada da Série B. O time coxa-branca vai medir forças contra o líder da competição.

A partida será transmitida pelo SporTV e pelo Premiere.

Na última partida, o Coritiba foi derrotado pelo Guarani por 2 a 1. O resultado interrompeu uma série de três vitórias seguidas na Série B, todas por 1 a 0 – diante de Brusque, Sport e Avaí.

Tabela

O Coritiba iniciou a 25ª rodada com 33 pontos, na 12ª posição. O Novorizontino lidera, com 43, à frente de Mirassol (42), Vila Nova-GO (42) e Santos (40). Se o time paranaense perder, deixará os quatro primeiros ampliarem a distância. Se vencer, encurta a diferença para a zona de acesso à primeira divisão.

“É um jogo duro. É (contra) o atual líder, time que vem fazendo um bom campeonato, um trabalho sólido, mas a gente joga em casa, diante do nosso torcedor”, disse o volante Zé Gabriel. “Para estar próximo do objetivo, tem que estar sempre pontuando. Esse jogo, além de ser um confronto direto, é um jogo em que temos que buscar a vitória desde o início”.

Números

Além de líder da Série B, o Novorizontino é o melhor visitante da competição. Em 12 jogos fora de casa, venceu seis. Ao todo, somou 20 pontos. Além disso, sofreu apenas nove gols nessas partidas – apenas o Avaí sofreu menos gols jogando fora de casa (8 em 12 jogos). Curiosamente, o time paulista não faz questão de ter a posse de bola. É o segundo com menos posse (42,3%) entre os 20 times da Série B. O Coritiba é o 8º nesse quesito (49,7%).

No Coritiba, um ponto que chama atenção é o parco número de gols marcados. Nos últimos 10 jogos, o time marcou no máximo uma vez. No total, são 21 gols em 24 jogos, média inferior a um gol por partida.

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho conta com a volta do volante Sebá Gomez, que cumpriu suspensão diante do Guarani. Com isso, a tendência é que Morelli volte a ser opção para o decorrer da partida. Nas outras posições, o time não deve ter mudanças. Jorginho tem escalado o Coritiba num 4-2-3-1, com Zé Gabriel e Sebá Gomes de volantes, Lucas Ronier e Vini Paulista como extremos, Frizzo como meia-atacante e Robson de centroavante.

Escalação do Novorizontino

O Novorizontino tem vários jogadores que passaram pelo Coritiba em tempos recentes. O volante Willian Farias deixou o clube paranaense do fim de 2023 e acertou com os paulistas. O atacante Fabrício Daniel esteve no Alto da Glória em 2023. E o atacante Waguininho jogou a Série B de 2021 pelo time coxa-branca. Além disso, o técnico Eduardo Baptista já dirigiu o Coritiba (na Série B de 2018). Ele comanda o Novorizontino desde o começo de 2023. O treinador costuma escalar a equipe com três zagueiros, dois alas (que viram laterais quando o time defende), dois meio-campistas, dois pontas e um atacante.

CORITIBA x NOVORIZONTINO

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel e Sebá Gomez; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e VIni Paulista; Robson. Técnico: Jorginho
Novorizontino: Jordi; Luizão, Rafael Donato e Patrick; Rodrigo Soares, Eduardo Biasi, Neto Pessoa e Marlon; Rodolfo, Lucca e Waguininho. Técnico: Eduardo Baptista
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 18h30