Andrey, do Coritiba
Andrey comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a campo neste sábado (dia 29) às 16 horas, quando recebe no Couto Pereira o Vila Nova, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tenta voltar ao G4 – é o 8º colocado, com 18 pontos. A equipe de Goiás está na 4ª colocação, com 20 pontos.

O jogo terá transmissão do Sportv e do Premiere.

Desfalque
O ponta Lucas Ronier cumpre suspensão por três cartões amarelos e desfalca o Coritiba neste sábado. Quem está de volta é o centroavante Brandão, recuperado de lesão.

Andrey é a novidade no Coritiba

O volante Andrey, 26 anos, é a principal novidade entre os jogadores relacionados para a partida. O jogador não atua há mais de três meses, desde 24 de março, quando entrou nos 20 minutos finais do empate em 0 a 0 com o Maringá, pela semifinal do Paranaense. Em toda temporada 2024, só entrou em seis jogos, somando apenas 155 minutos em campo – o equivalente a menos que duas partidas inteiras.

O jogador vinha ficando fora dos convocados do técnico Guto Ferreira e do interino James Freitas. Em entrevistas, os treinadores nunca deram explicações detalhadas sobre a ausência de Andrey.

Escalação do Coritiba

Sem Lucas Ronier, o técnico Fábio Matias pode usar Wesley Pomba nessa posição. O treinador vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (um pela esquerda e outro pela direita). Na linha de três, o meia ofensivo centralizado é Matheus Frizzo, entre dois extremos: Ronier na direita e Figueiredo na esquerda.

Outra opção já usada por Matias é Vini Paulista como ‘ponta’. Com isso, o volante Morelli entraria na equipe, mantendo o 4-2-3-1.

COxa-convoca
Os convocados para o jogo (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Vila Nova com novo técnico
O Vila Nova começou uma recuperação desde a chegada do técnico Luizinho Lopes (42 anos, ex-Brusque). Com ele, foram 3 vitórias (sobre Goiás, Mirassol e Ceará) nos últimos 6 jogos. Nos demais jogos, 2 empates e 1 derrota.

Time foi duas vezes vice em 2024
O Vila Nova perdeu duas finais em 2024. No campeonato estadual, acabou derrotado na decisão pelo Atlético-GO, por 2 a 0 e 3 a 1 (agregado de 5 a 1). Na Copa Verde, levou 10 a 0 no agregado do Paysandu (6 a 0 e 4 a 0).

Artilheiro revelado pelo Paraná Clube

O artilheiro do Vila Nova em 2024 é o meia/extremo Alesson, 25 anos, revelado na base do Paraná Clube. Ele ficou no clube paranaense até 2019. Pelo clube de Goiânia, soma 12 em 32 jogos na atual temporada.

Alesson comemora gol pelo Paraná Clube
Alesson comemora gol pelo Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Veterano famoso
No meio-campo, o Vila Nova conta com o volante Ralf, 40 anos, ex-Corinthians, seleção brasileira e Cianorte.

32730269214_eb2ae7101d_c
Neymar, Ronaldinho, Fred e Ralf – Brasil 2×0 Argentina, 2011 (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

Centroavante ex-Coritiba

O centroavante do Vila Nova em 2024 é Henrique Almeida, 33 anos. Ele soma 5 gols em 27 jogos no ano. Em 2015 e em 2017, ele defendeu o Coritiba, marcando 24 gols em 67 jogos. Na época, formou uma dupla de destaque com Kleber Gladiador. Antes, Henrique rodou por Grêmio, São Paulo, Botafogo e Bahia.

HA
Henrique Almeida comemora gol pelo Coritiba em 2017 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Desfalques
O Vila Nova não terá nesse sábado o ponta Júnior Todinho, 30 anos, e o meia Igor Henrique, 32 anos, ambos lesionados. Os dois se destacaram pelo Água Santa nas edições 2023 e 2024 do Paulistão.

Melhor no ranking
O melhor jogador do Vila Nova no ranking Sofascore é o goleiro Dênis Júnior, com nota 7,32, seguido pelo artilheiro Alesson (7,13). Revelado pelo São Paulo, Dênis defendeu o Bahia em 2021 e 2022.

CORITIBA x VILA NOVA
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Vini Paulista) e Sebá Gómez; Figueiredo, Matheus Frizzo e Vini Paulista (Wesley Pomba); Leandro Damião. Técnico: Fábio Matias
Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Quintero, Jemmes e Rhuan; Ralf e Cristiano; Juan Christian, Luciano Naninho e Alesson; Henrique Almeida. Técnico:
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Couto Pereira, sábado às 16h
TV: Premiere e Sportv