Emprestado pelo Coritiba, meia vive fase goleadora e ajuda a eliminar o Águia de Marabá

Silvio Rauth Filho
O meia Biel comemora gol pelo Paysandu

O meia Biel comemora gol pelo Paysandu (Crédito: Divulgação/Jorge Luís Totti/Paysandu)

O meia Biel, 22 anos, vive uma fase goleadora. Nos últimos sete jogos pelo Paysandu, marcou cinco gols. Emprestado pelo Coritiba, o jogador fez o gol do empate em 1 a 1 com o Águia de Marabá, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paraense, na última quarta-feira (dia 27). No último sábado, na partida de volta, ele entrou no segundo tempo e ajudou a equipe a ganhar por 4 a 0, assegurando vaga na final do Estadual.

Agora, o meio-campista soma 5 gols em 15 jogos em 2024 (sete como titular). Na posição de meia, o técnico Helio dos Anjos tem feito um revezamento entre Biel e o veterano Robinho, 36 anos, que atuou pelo Coritiba de 2012 a 2014 e de 2021 a 2022.

O Paysandu, que vai enfrentar o Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, também está na semifinal da Copa Verde — eliminou o Manaus FC nas quartas. Na Copa do Brasil, o time do Pará acabou eliminado pelo Juventude, da Série A, na 2ª fase.

O Águia de Marabá foi o time que eliminou o Coritiba da Copa do Brasil, na primeira fase, com a vitória por 3 a 2 no Pará. O clube do Norte do Brasil está classificado para a terceira fase, que ainda não teve os confrontos definidos.

Biel foi multicampeão nas categorias de base

Nascido em Curitiba, Biel está no Coxa desde os 9 anos de idade e tem contrato até dezembro de 2025 com o clube paranaense. Na base, o meia foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. Ele foi o vice-artilheiro do time naquela campanha, com cinco gols em oito jogos. Só ficou atrás do centroavante Luizão, que marcou seis gols — e hoje está no Al Wasl (Emirados Árabes).

Aquela equipe campeã da Copa do Brasil Sub-20 contava com o goleiro Rafael William, com os laterais Natanael e Diogo Batista, com os zagueiros Marcio Silva e Thalisson Gabriel, o volante Bernardo e o ponta Ruan Assis.

Além desse troféu, Biel acumulou outros títulos na base do Coritiba: tetracampeão da Taça Curitiba (2012, 2013, 2014 e 2015), campeão da EFIPAN (2015), campeão da Copa Brasil de Futebol Infantil (2016), campeão do Paranaense Sub-15 (2016) e campeão da Copa Caio Júnior Sub-15 (2017). Ele chegou a ser convocado para períodos de treinos junto a Seleção Brasileira Sub-17.

Promovido ao profissional em 2020, Biel só atuou em 17 jogos pelo Coxa desde então – quatro como titular. Somou apenas 394 minutos em campo (o equivalente a menos de cinco jogos inteiros). Não chegou a marcar gols como profissional pelo Coritiba.

Sem espaço no clube, acabou emprestado ao Novorizontino em 2023. E teve pouco espaço durante a Série B do Campeonato Brasileiro, sem começar nenhuma partida como titular e entrando como substituto em 13 rodadas. Somou apenas 156 minutos em campo – o equivalente a menos de duas partidas inteiras. Seus primeiros gols como profissional foram agora em 2024 pelo Paysandu.

Família de jogadores
Biel é de uma família de jogadores. O pai, José Luiz Fonseca, se destacou no futsal paranaense e hoje trabalha como auxiliar-técnico no futebol de campo com Tcheco (hoje no Paraná Clube e ex-FC Cascavel). O irmão de Biel é o meia Rafa Fonseca, 18 anos, que está no sub-20 do Coritiba.