Fábio Matias
Fábio Matias (Crédito: Divulgação/Internacional/Ricardo Duarte)

O Coritiba deve anunciar nas próximas horas a contratação do técnico Fábio Matias, 44 anos. O profissional é auxiliar-técnico do Botafogo. Em 2024, chegou a assumir como interino a equipe principal do time carioca e acumulou bons resultados: oito vitórias, um empate e uma derrota. Foram seis jogos pelo Campeonato Carioca e quatro pela Libertadores.

Desde que demitiu Guto Ferreira, no início de maio, o Coritiba vinha contando com o comando do interino James Freitas, que comandou o time em seis partidas da Série B (três vitórias, um empate e duas derrotas). Ele retorna agora à função de auxiliar técnico.

História de Fábio Matias

Fábio Matias começou a carreira em 2008, contra treinador de goleiros no Rio Branco de Americana (SP). Depois trabalhou como técnico nas categorias de base do Desportivo Brasil, do Grêmio e do Internacional. O auge na base foi em 2020, conquistando o título da Copa São Paulo.

Depois, Fábio também foi técnico nas categorias de base do Figueirense e do Flamengo.

Em 2023, comandou o time B do Bragantino na terceira divisão do Campeonato Paulista, somando 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.

A estreia de Fábio Matias no Coritiba deve ocorrer contra o Goiás, neste domingo às 18h30, em Goiânia, pela 10ª rodada da Série B.

Perfil do novo técnico

O diretor-executivo de futebol do Coritiba, William Thomas, e o diretor técnico Paulo Autuori vinham procurando no mercado um técnico com perfil jovem, com novas ideias. Em nenhum momento foi cogitado procurar um profissional com currículo ‘pesado’. “Está muito claro o perfil que queremos. Temos jovens treinadores com muito conteúdo e qualidade. E que não devem nada aos profissionais que venham de fora do Brasil. Não sou contra (técnicos estrangeiros). Vivi 26 anos da minha vida profissional fora do Brasil, então não posso ser contra. Quero que venham, porque para nós é um desafio”, declarou Autuori, em 13 de maio.