Thiago Galhardo: Coritiba e Goiás
Thiago Galhardo pelo Coritiba em 2015 (Crédito: Valquir Aureliano)

O Goiás tem cinco jogadores que já atuaram pelo Coritiba: o goleiro Tadeu, os meias Thiago Galhardo e Régis, o zagueiro Reynaldo e o centroavante Edu. Os dois times se enfrentam nesta sexta-feira (dia 27) às 21h30, no Couto Pereira, pela 29ª rodada da Série B.

Tadeu, 32 anos, foi revelado na base do Coxa e ficou no clube até 2015. Reynaldo, 27 anos, defendeu o time paranaense em 2023 e no início de 2024. Agora está na reserva do time goiano.

O goleiro Tadeu, ex-Coritiba
O goleiro Tadeu (Crédito: Divulgação/Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

Thiago Galhardo, 35 anos, jogou no Coritiba em 2015. Foram 29 partidas, um gol e duas assistências. Depois, brilhou no Inter, com 23 gols e dez assistências em 54 jogos na temporada 2020. Agora, é o jogador do Goiás com mais participações diretas em gols na Série B 2024: 5 gols e 3 assistências em 21 jogos.

Régis

Régis, 31 anos, atuou pelo Coxa em 2022 e 2023, com 42 jogos, um gol e cinco assistências. No Goiás, não conseguiu se firmar – atuou em 11 rodadas da Série B e apenas quatro delas como titular. Deu duas assistências e não fez gols na competição.

Régis em ação pelo Coritiba
Régis em ação pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

Edu, 31 anos, defendeu o time paranaense na reta final do Brasileirão 2023 e no Paranaense 2024, somando 2 gols em 14 jogos.

2023-08-20_17h05-46
O centroavante Edu comemora gol sobre o Flamengo (Crédito: Robson Mafra)

Má fase na Série B

O Goiás é o 12º colocado da Série B, com 37 pontos. O time esboçou uma reação com a chegada do técnico Vagner Mancini (ex-jogador do Coritiba e ex-treinador do Athletico Paranaense) na virada do turno, mas perdeu fôlego. Nas últimas seis rodadas, foram uma vitória, dois empates e três derrotas.

Outros ‘paranaenses’

O Goiás conta com outros jogadores com passagem pelo futebol paranaense. Um deles é o volante Wellington, 33 anos, que foi titular do Athletico de 2018 a 2020. Outro que jogou no Furacão é o lateral-direito Diego, 20 anos, revelado na base do CT do Caju. Ele é o segundo melhor jogador do time goiano na Série B 2024, segundo o ranking Sofascore.

O melhor do Goiás nesse ranking é o volante/meia Rafael Gava, 31 anos, ex-Londrina e Internacional.

Quem também passou pelo interior do Paraná é o ponta Paulo Baya, 25 anos, ex-FC Cascavel. Ele é um dos destaques da equipe goiana, com quatro gols e duas assistências em 15 partidas na Série B.

O volante Jhonny Lucas, 24 anos, ex-Paraná Clube e Londrina, vem sendo pouco utilizado por Mancini. Os goleiros reservas do Goiás foram formados nas categorias de base do Paraná Clube: Thiago Rodrigues, 35 anos, e Murillo Lopes, 24 anos.

Escalação

Thiago Galhardo, que cumpriu suspensão contra o Mirassol, pode voltar ao time. Nos últimos anos, o jogador passou a atuar como centroavante e disputa posição com Edu.

Outros que podem voltar ao time são Diego, Rafael Gava e Régis, recuperados de lesões. O zagueiro Lucas Ribeiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

CORITIBA x GOIÁS
Coritiba
: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Maurício Antônio e Bruno Melo; Zé Gabriel e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Josué e Robson; Júnior Brumado. Técnico: Jorginho
Goiás: Tadeu; Diego, Messias, Edson Felipe (David Braz) e Sander; Marcão e Juninho; Jhon Vásquez, Rafael Gava e Welliton Mateus; Edu (Thiago Galhardo). Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Local: Couto Pereira, sexta-feira 21h30
TV: Sportv e Premiere