Ituano x Coritiba: onde assistir, escalações e duelo contra a pior defesa

Redação Bem Paraná
20poxa-brunomelo

O lateral Bruno Melo, do Coritiba (foto: JP Pacheco / Coritiba)

O Coritiba enfrenta o Ituano neste sábado (21), às 18 horas, em Itu (SP). A partida é válida pela 28ª rodada da Série B. Depois de duelarem contra o time de melhor ataque na competição, os coxas-brancas agora encaram a equipe com a pior defesa.

A partida será transmitida pelo Premiere.

No jogo anterior, o Coritiba recebeu o Ceará, dono do ataque mais positivo na Série B (41 gols). O time paranaense venceu por 3 a 1. Agora, o adversário é o Ituano, que levou 40 gols em 20 jogos.

Além da pior defesa, o time paulista tem outros números ruins na Série B. É o 2º com menos posse de bola entre os 20 concorrentes (média de 43,2% por jogo). Também é o penúltimo em passes certos. E é o time que menos cruza bolas para a área. Mas o ataque até que vai bem, com 33 gols marcados, o 7º melhor da competição. O Coritiba marcou 27.

Returno

Apesar dos números, o Ituano está se recuperando na Série B. Já foi o lanterna da competição, mas agora aparece fora da zona de rebaixamento. No returno, o time paulista possui a segunda melhor campanha, com 15 pontos em 8 jogos. O Coritiba somou 14 em 8 jogos.

Tabela

Na Série B, o Coritiba soma 37 pontos e ainda briga pelo acesso à primeira divisão nacional, mas está em 11º lugar, com um bolo de seis times à sua frente. O Sport, 4º colocado, inicia a rodada com 43 pontos. Já o Ituano está em 16º lugar, com 28 pontos – mesma pontuação da Chapecoense, que abre a zona de rebaixamento.

Escalação do Coritiba

No jogo contra o Ceará, três jogadores saíram com lesões – o zagueiro Marcelo Benevenuto, o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado e o volante Zé Gabriel – e outros dois jogadores acusaram dores: o meia Vini Paulista (substituído no intervalo) e o atacante Júnior Brumado. Por outro lado, Bruno Melo volta ao time, após cumprir suspensão.

Até segunda ordem, Benevenuto deve jogar normalmente e Bruno Melo retorna à lateral-esquerda. Zé Gabriel deve ser mantido – ou Morelli entra. Por fim, Vini Paulista pode dar lugar a Robson no lado esquerdo da linha de 3, assim como ocorreu diante do Ceará. Se Júnior Brumado não jogar, Robson entra como centroavante e o meia Frizzo vira opção para o meio-de-campo.

Escalação do Ituano

O Ituano não perde em casa há sete partidas. A equipe é comandada por Alberto Valentim, campeão da Copa Sul-Americana de 2021 pelo Athletico. O lateral-direito Marcinho, que esteve naquela campanha de 2021, foi contratado no meio do ano pelo Ituano. Valentim costuma manter a mesma base titular de um jogo para outro e coloca a equipe num 4-2-3-1, com destaques para os pontas Bruno Xavier (7 gols na Série B) e Vinicius Paiva (5 gols) e o centroavante Thonny Anderson, ex-Athletico e Coritiba. A dúvida recai sobre o goleiro Jefferson Paulino, que se machucou diante da Ponte Preta. Se ele não jogar, Saulo entra no gol.

Ituano x Coritiba

Ituano: Saulo; Marcinho, Guilherme Mariano, Claudinho e Kauan Richard; Miqueias e Rodrigo; Bruno Xavier, José Aldo e Vinicius Paiva; Thonny Anderson. Técnico: Alberto Valentim
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Josué e Robson (Vini Paulista); Júnior Brumado. Técnico: Jorginho
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), sábado, às 18 horas