O técnico James Freitas
James Freitas (Crédito: Valquir Aureliano)

O auxiliar técnico James Freitas, 56 anos, trocou o Coritiba pelo Grêmio. O profissional decidiu aceitar proposta do clube gaúcho. Ele estava no clube paranaense desde novembro de 2023. Em 2024, após a demissão do técnico Guto Ferreira, comandou interinamente o Coxa em seis rodadas da Série B – três vitórias, um empate e duas derrotas.

“O Coritiba informa que, após receber proposta irrecusável de outro clube, o profissional James Freitas pediu seu desligamento e não faz mais parte da comissão técnica do Clube. O Coritiba agradece por todos os serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”, informou o clube paranaense.

A saída de James provocou polêmica. O profissional trabalhou com o diretor técnico Paulo Autuori e com o diretor executivo William Thomas no Athletico, em 2022.

Em 2022, Autuori pediu demissão do Athletico após a diretoria mandar embora James Freitas, que comandou a equipe de aspirantes nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Paranaense. Ele somou uma vitória e quatro empates naquele período.

O repórter Rogerio Scarione, da Jovem Pan, afirmou que a saída de James Freitas foi por incompatibilidade de trabalho. “James Freitas pediu demissão do Coritiba! O motivo seria a incompatibilidade com o trabalho de departamento de futebol e da nova comissão técnica”, publicou.

Já a jornalista Nadja Mauad, do GE, deu outra versão. “James aceitou proposta para ir para o Grêmio. Não existe conflito nenhum com comissão ou departamento de futebol”, escreveu. “James tem todo o direito de pensar diferente dos demais (até pq olha como estão as coisas) e querer seguir seu caminho. Mas não tem absolutamente nada a ver com Autuori”, afirmou.

Essa será a terceira passagem de James Freitas pelo Grêmio. Ele trabalhou no clube gaúcho de 2013 a 2016. E entre 2022 e 2023.