Jogadores do Londrina e do Coritiba protestam contra o racismo

Silvio Rauth Filho

Reprodução/Sportv - Jogadores do Londrina e do Coritiba ajoelhados no estádio do Café

Jogadores do Londrina e do Coritiba se ajoelharam e ergueram os punhos no gramado no momento do apito inicial na partida dessa quarta-feira (dia 1º), no estádio do Café. A manifestação é uma reação às ofensas raciais contra o meia Celsinho, do Londrina, no último sábado, em Brusque.

No jogo em Londrina, os jogadores do clube do Interior entraram em campo com uma faixa com os dizeres: “RACISMO NÃO! O Londrina Esporte Clube repudia todo e qualquer ato de racismo! Essa luta é nossa!”.

O Londrina divulgou vídeo na terça-feira (dia 31) com gritos de ‘macaco’ durante a partida em Brusque, no último sábado. Clique aqui para lembrar o caso.

Clique aqui para ver o vídeo do Londrina.

Junto com o vídeo, o Londrina divulgou uma nota. “Em resposta a nota oficial do Brusque Futebol Clube, a qual indica como oportunista a vítima Celso Luis Honorato, no ato por ele sofrido de racismo e ainda, em meio as inverdades proferidas sobre o caso, o Londrina Esporte Clube, vem a público expor o vídeo em que no áudio ao fundo, se escuta, de maneira clara e indubitável, vindo da arquibancada o xingamento de “macaco”, conforme relatado pelo meia. Repisa-se que o Londrina e o atleta já estão adotando todas as medidas cabíveis para a punição dos responsáveis, inclusive, na esfera desportiva, onde será levado a conhecimento da Procuradoria do STJD por meio de uma notícia de infração todas as provas colhidas a fim de que haja severa punição a estes covardes infratores. RACISMO NÃO! Essa luta é nossa! RACISMO NÃO! Nunca nos calaremos! #RacismoNão #NuncaNosCalaremos #PorMaisRespeito”, afirma a nota do clube.

O presidente do Brusque, Danilo Rezini, publicou nota oficial na segunda-feira (dia 30) com pedido de desculpas ao meia Celsinho, do Londrina. O texto pede desculpas pelo “erro na nota anterior”.

Na nota anterior, o clube criticou e ameaçou o jogador, afirmando que tomaria medidas contra ele. Clique aqui para ver

Veja a nota de desculpas publicada nessa segunda-feira:

“O Brusque Futebol Clube diante do ocorrido vem respeitosamente pedir desculpas ao atleta Celso Honorato Junior pelo transtorno causado a sua pessoa, a nossa torcida, simpatizantes, patrocinadores e imprensa devido ao nosso posicionamento equivocado.

Nosso clube sempre foi e será contra qualquer tipo de discriminação causada por diferenças ideológicas, crença, raça ou gênero, possuímos uma história constituída pela responsabilidade, respeito, transparência e muito trabalho.

Esperamos que entendam esse momento infeliz que estamos vivendo, cabe a nós, humildemente reconhecer o erro da nota anterior e pedir desculpas mais uma vez ao atleta Celsinho e a compreensão de todos.

O Brusque FC tomará todas as medidas cabíveis diante do ocorrido e vai apurar os fatos.

Brusque Futebol Clube
Presidente Danilo Rezini”

O STJD está investigando o caso.