Leandro Damião, atacante do Coritiba
Leandro Damião (à esquerda) contra o Brusque (Crédito: Franklin de Freitas)

O centroavante Leandro Damião, do Coritiba, é o 3º jogador com mais grandes chances de gol desperdiçadas na Série B de 2024. Nos dez jogos que disputou, ele perdeu quatro oportunidades. Só fica atrás dos centroavantes Nicolas (Paysandu) e Dellatorre (Mirassol), que desperdiçaram cinco em 11 jogos. Os dados são do Sofascore.

Damião empata com o atacante Lucca, Grêmio Novorizontino, e com meia Alesson, do Vila Nova, que também desperdiçaram quatro oportunidades claras de gol, segundo o Sofascore. A diferença é que esses dois jogadores já marcaram três gols na competição. Damião fez apenas um – foi na vitória por 4 a 2 sobre o Ituano.

LeandroDamiao1
Grandes chances perdidas / Gols / Conversão de gols / Jogos (Crédito: Reprodução/Sofascore)

As estatísticas do Sofascore também revelam que o centroavante do Coritiba tem aparecido pouco para arrematar a gol. Foram apenas 11 finalizações nesses dez jogos – média de 1,1. E apenas duas delas foram no gol.

Outros sete jogadores do Coritiba têm mais finalizações certas que Damião nessa Série B. O ponta Lucas Ronier é quem mais acerta a meta adversária, com 11 arremates no gol, seguido pelo meia Matheus Frizzo (8), pelo atacante Figueiredo (8), pelo ponta Wesley Pomba (6) e pelo volante Everton Morelli (5).

Damiao2
Conversão de gols / Finalizações (total)/ Finalizações certas / Gols (Crédito: Reprodução/Sofascore)

O índice de conversão de gols (número total de finalizações divido pelo número de gols) de Leandro Damião também é baixo, com apenas 9%. Ou seja, das 11 finalizações do centroavante na competição apenas uma se converteu em gol.

Damiao3
Finalizações certas / Total de finalizações (Crédito: Reprodução/Sofascore)

O melhor do Coritiba nesse quesito é o centroavante Brandão, que só precisou de seis finalizações para fazer dois gols, resultando no índice de 33%. Outros destaques do Coxa nesse ranking são Frizzo, com 22% (4 gols em 18 finalizações), o lateral Rodrigo Gelado, com 12% (1 gol em 8 finalizações) e Lucas ronier, com 11% (3 gols em 26 finalizações).

Técnico

Após a derrota para o Amazonas, quando Damião perdeu uma chance clara de gol, o técnico Fábio Matias foi perguntado sobre a fase do jogador. “É um jogador inteligente, jogador que tem um histórico muito bom. A gente sabe disso e sabe o quanto o centroavante sente falta do gol. Ele tem ciência disso”, declarou.