Leandro Damião do Coritiba
Leandro Damião do Coritiba (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba está negociando os últimos detalhes para rescindir o contrato do centroavante Leandro Damião, 34 anos. Ele tem vínculo até dezembro de 2024 e a tentativa é de um acordo entre as partes, para não pagar o valor total da multa rescisória.

Outro jogador de saída é o volante Andrey, que será emprestado ao Ceará. Antes, o clube paranaense já definiu as saídas do volante Arilson e do ponta David da Hora.

Com a saída desses quatro jogadores, o Coritiba espera abrir espaço na folha salarial para buscar reforços. A tendência é que um centroavante seja contratado, já que os únicos especialistas na posição são Eberth (21 anos) e Brandão (20 anos). Outros jogadores do elenco também atuam como centroavante, como os pontas Robson e Figueiredo e o meia Matheus Bianqui.

Desempenho em 2024

Damião atuou em 16 jogos pelo Coritiba (14 como titular). Marcou três gols e fez uma assistência. Foram dois gols contra o Cianorte (no Campeonato Paranaense) e um contra o Ituano.

Na Série B de 2024, o centroavante era o jogador com mais chances de gol perdidas – clique aqui para saber mais.

Desempenho antes do Coritiba

Antes de chegar ao Coritiba, Damião estava livre no mercado da bola após deixar o Kawasaki Frontale, do Japão. O Kawasaki ficou em 8º lugar na última edição do Japonês (J-League) e Damião foi o 12º da equipe no ranking de desempenho do Sofascore, com nota média 6,83. Ele marcou 5 gols em 22 jogos na última temporada pelo Kawasaki.

A última boa temporada de Damião ocorreu em 2021, quando marcou 31 gols e fez dez assistências em 48 jogos pelo Kawasaki.

Damião ficou no clube japonês de 2019 a fevereiro de 2024, somando 71 gols em 178 jogos e conquistando sete títulos (entre eles, dois troféus da J-League). Sua última temporada no Brasil foi em 2018, com 11 gols em 32 jogos pelo Internacional.

História de Leandro Damião

Paranaense de Jardim Alegre, o centroavante, de 1,88 m de altura, começou no Atlético de Ibirama-SC (Hermann Aichinger) e passou por Marcílio Dias e Atlético Tubarão antes de chegar ao Internacional, em 2009. Pelo clube gaúcho, fez 106 gols em 226 jogos.

Chegou à seleção brasileira, somando três gols em 18 jogos pela equipe nacional. A última partida pela seleção foi em 2013.

Em 2014, Damião atingiu seu recorde de valor no mercado da bola, sendo vendido pelo Inter ao Santos por valor equivalente a 13 milhões de euros.

No total da carreira, o jogador acumulou 580 jogos, 225 gols e 44 assistências.

Andrey, do Coritiba
Andrey comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

Andrey emprestado pelo Coritiba ao Ceará

O volante Andrey, que tem contrato com o Coritiba até dezembro de 2025, será emprestado para o Ceará. O jogador de 26 anos só atuou em sete partidas em 2024 – apenas uma como titular. Só ficou 156 minutos em campo – tempo equivalente a menos que dois jogos inteiros.

Andrey chegou ao Coritiba no início de 2022 e virou titular com o técnico Gustavo Morínigo. Foi campeão paranaense e teve começo arrasador no Brasileirão, com três gols em seis rodadas, quando sofreu uma grave lesão no joelho. Só voltou a jogar em março de 2023. Na temporada passada, viveu altos e baixos. Fez 30 partidas (12 como titular).

História de Andrey

Andrey foi formado nas categorias de base do Vasco, clube que defendeu por 17 anos. O jogador estava livre no mercado quando foi contratado pelo Coritiba, após o fim do contrato com o clube carioca, em dezembro de 2021.

Promovido ao profissional do Vasco em 2016, o jogador somou 156 partidas, 11 assistências e 11 gols pelo clube carioca, participando da conquista de quatro títulos.

Pela seleção brasileira de base, Andrey foi campeão sul-americano em 2015. Também foi titular do Brasil no Mundial Sub-17 de 2015.

No ranking do Sofascore, o volante foi o quarto melhor jogador do Vasco na Série B de 2021, com nota média 7,00, atrás apenas dos meias Nenê (7,34) e Marquinhos Gabriel (7,09) e do goleiro Vanderlei (7,04).