Na estreia de estrangeiros, Coritiba perde para o Bahia e iguala recorde negativo

Silvio Rauth Filho

Coritiba x Bahia, no Couto Pereira (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 4 a 2 para o Bahia, nessa quinta-feira (dia 14) à noite, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 20º (último) lugar, com 14 pontos — 11 pontos atrás de Goiás e Bahia, 15º e 16º colocados, primeiros times fora da zona de rebaixamento. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Essa foi a sexta derrota seguida do Coritiba, igualando marca negativa do Vasco, que somou seis derrotas consecutivas entre a 6ª e a 11ª rodada. Essas são as maiores sequências de derrotas da edição 2023 do Brasileirão.

O técnico Thiago Kosloski soma agora 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas no comando do Coritiba.

Jejum
O Bahia encerrou um jejum de 11 jogos sem vencer fora de casa (6 derrotas e 5 empates). E manteve um retrospecto positivo recente sobre o Coritiba, com 4 vitórias e 2 empates nos últimos 6 confrontos entre as equipes. A última vitória do time paranaense foi em 2014, na despedida do craque Alex.

Escalação
O centroavante Slimani e o volante Samaris estrearam como titulares. Outras novidades foram a volta do zagueiro Thiago Dombroski, que acabou não sendo negociado para o Brugge (Bélgica), e a entrada o ponta Kaio César na vaga de Marcelino Moreno, que começou no banco. A ausência foi o ponta espanhol Jesé, que não joga desde maio e não ficou nem no banco. Os desfalques eram Matheus Bianqui (suspenso), Reynaldo (lesão) e Gabriel (lesão).

Esquema tático
O técnico Thiago Kosloski manteve o esquema tático 4-1-4-1, com Samaris como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha dois extremos pelos lados do campo (Robson e Kaio César) e dois médios (Bruno Gomes e Sebastián Gómez).

Bahia
O técnico Rogério Ceni estreou no Bahia sem contar com Vitor Hugo, David Duarte, André e Cauly.

Primeiro tempo
O jogo começou com gol, já no 1º minuto. Hayner cruzou rasteiro, Sebastián Gómez dominou na área e chutou no canto: 1 a 0. Depois disso, o Bahia teve facilidade para jogar pela ponta esquerda e contou com lambanças da defesa adversária para marcar três gols. Aos 11, Raul ganhou a dividida na área e chutou na trave, mas Ratão aproveitou: 1 a 1. Aos 29, Luan Polli saiu mal do gol e a bola sobrou limpa para Thaciano: 2 a 1. Aos 33, Ademir aproveitou rebote de Luan Polli, que espalmou chute de Cándido. O Coxa ainda teve duas boas jogadas: um chute de Robson, que passou perto, e um cabeceio perigoso de Slimani, defendido pelo goleiro.

Arbitragem
O Coritiba reclamou de falta em Hayner no lance que originou o segundo gol do Bahia. A imagem da TV dá a impressão que a arbitragem errou ao não marcar a falta. No terceiro gol, novamente o Coxa reclamou de falta na origem do lance, dessa vez em Bruno Gomes.

Mudanças
Ainda aos 37 do 1º tempo, saiu Samaris e entrou Marcelino Moreno, que ficou como meia ofensivo. O time mudou para o 4-2-3-1, com Gomes e Gómez como volantes. No intervalo, saiu Kaio César e entrou Fransérgio, que ficou como único volante – o time voltou para o 4-1-4-1, com Robson (direita) e Marcelino Moreno (esquerda) como extremos. No fim, na base da pressão, o Coxa teve duas grandes chances. E aproveitou uma. Aos 47, Slimani cruzou e Robson chutou em cima do goleiro. Aos 48, Robson cruzou, Slimani fez o pivô e Andrey chutou no canto: 4 a 2.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 55% de posse de bola, 15 finalizações (6 certas), 14 faltas cometidas e 84% de precisão nos passes. O Bahia somou 18 arremates (10 certos), 17 faltas cometidas e 77% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 2×4 BAHIA
Coritiba: Luan Polli; Hayner (Natanael), Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Samaris (Marcelino Moreno); Sebástian Gómez (Diogo Oliveira), Bruno Gomes (Andrey), Robson e Kaio César (Fransérgio); Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Cándido; Rezende (Cittadini); Yago Felipe (Acevedo), Thaciano (Mugni), Ademir (Jacaré) e Rafael Ratão (Biel); Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Gols: Sebastián Gómez (1-1º), Ratão (11-1º), Thaciano (29-1º), Ademir (33-1º), Biel (28-2º) e Andrey (48-2º)
Cartões amarelos: Hayner, Bruno Gomes, Thiago Dombroski (C). Rezende (B)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Público: 20.775 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Gol do Coritiba.
Hayner cruza rasteiro. Sebastián Gómez domina na área e chuta no canto.
9 – Yago cruza da esquerda. Luan Polli fura. Everaldo fica livre e chuta. Jamerson salva em cima da linha.
11 – Gol do Bahia. Bate e rebate. Raul ganha a dividida na área e chuta na trave. Ratão pega o rebote e marca.
14 – Cruzamento. Jamerson corta mal. Thaciano aproveita na área e chuta sobre o gol.
19 – Samaris lança. Robson domina na ponta, corta para dentro e chuta perto, sobre o gol.
29 – Gol do Bahia. Cándido cruza. Luan Polli corta, mas tromba em Jamerson e solta a bola. Thaciano pega o rebote e chuta para o gol vazio.
33 – Gol do Bahia. Thaciano recebe nas costas da defesa, invade a área e rola para trás. Cándido chuta no canto. Luan Polli espalma e Ademir aproveita o rebote, cutucando para dentro.
48 – Marcelino cruza. Slimani cabeceia no alto. O goleiro espalma.
49 – Marcelino invade a área e cruza rasteiro. Slimani não alcança.

Segundo tempo
23 – Everaldo recebe cruzamento e chuta cruzado. Luan Polli rebate.
28 – Gol do Bahia. Lançamento do campo de defesa. Biel recebe nas costas da defesa e parte livre. Luan Polli sai desesperado fora da área e erra a bola. Biel chuta para o gol vazio.
32 – Bom passe de Marcelino para Robson. A zaga corta na última hora.
47 – Slimani cruza rasteiro. Robson recebe na cara do gol e chuta. O goleiro faz boa defesa.
48 – Gol do Coritiba. Robson cruza. Slimani protege e rola para trás. Andrey chuta no canto.