Coritiba contrata por empréstimo o volante Zé Gabriel, do Vasco, jogador que já atuou como zagueiro no Internacional
O volante Zé Gabriel (Crédito: Divulgação/Matheus Lima/Vasco)

O Coritiba anunciou nessa terça-feira (dia 13) a contratação por empréstimo do volante Zé Gabriel, 25 anos. O jogador está no Vasco desde 2022 e tem vínculo até 2025. O empréstimo ao Coxa é válido até o fim de 2024.

Zé Gabriel é um volante defensivo, com 1,84 m de altura, que se destaca pela força defensiva e qualidade no passe seguro, de circulação de bola.

Nos 75 jogos pela Série A do Brasileirão, só marcou um gol e não fez assistências. Tem baixa média de passes decisivos (0,1 por jogo) e de finalizações (0,4 por partida), segundo dados do WhoScored.

Outras posições

Nas categorias de base, chegou a jogar como centroavante e como meia ofensivo.

No Internacional, ele virou zagueiro com o técnico Eduardo Coudet, inclusive atuando dessa forma em três partidas da Libertadores 2020.

Desempenho de Zé Gabriel em 2024

No Vasco, Zé Gabriel atuou em 27 partidas em 2024, mas apenas 12 como titular. No Brasileirão, chegou a jogar 14 vezes (três como titular). Sua última partida foi há dez dias, em 3 de agosto – empate em 2 a 2 com o Bragantino.

Zé Gabriel foi campeão pelo Corinthians

Revelado pelo Corinthians, Zé Gabriel acumulou títulos pelas categorias de base. Em 2015, foi campeão da Taça BH. Em 2017, campeão da Copa São Paulo.

Mudança de clube

Ainda com idade de juniores, em 2018, com 19 anos, foi contratado pelo Internacional. Em 2019, foi campeão com o time sub-23 do Brasileiro de Aspirantes.

Profissional

Zé Gabriel estreou como profissional em 2019, no Internacional. Virou titular em 2020 e passou a jogar como zagueiro com o técnico Eduardo Coudet. Ficou no clube gaúcho até 2021, somando 60 jogos e 2 gols.

Elenco do Coritiba

No Coritiba, Zé Gabriel pode ser usado como volante defensivo, no lugar de Sebá Gómez ou Morelli. Ou entrar na zaga, disputando posição com Benevenuto, Maurício Antônio, Bruno Melo e Thalisson Gabriel.

Para volante, além de Sebá e Morelli, o Coxa conta com Bernardo e Vini Paulista. Outros jogadores da posição – Andrey, Fransérgio e Arilson – já deixaram o clube.

Os meias Geovane Meurer e Matheus Bianqui também podem atuar como volantes ofensivos, no trabalho de área a área.