Pachequinho
Pachequinho (Crédito: Geraldo Bubniak)

Eriélton Carlos Pacheco nasceu em Ponta Grossa, em 1970. E nasceu com ‘DNA de boleiro’. É o terceiro dos quatro filhos de Carlos Janino, que foi jogador de futebol. Os irmãos mais velhos, Janino e Jomir, jogaram por Colorado e Pinheiros – clubes que deram origem ao Paraná Clube. Por ser mais jovem, Eriélton ganhou o apelido de Pachequinho, no alto dos seus 1,64 m de altura.

Começou no futsal da AABB e, em pouco tempo, foi chamado para as categorias de base do Coritiba. Com facilidade para driblar e muita agilidade, Pachequinho ganhou destaque no início da carreira. Ficou marcado pelo poder de finalização ambidestro, com incrível precisão com os dois pés. Jogava como meia, como segundo atacante ou como ponta, sempre infernizando a vida dos zagueiros, volantes e laterais.

Estreou no profissional em 1990 e, em pouco tempo, virou o craque do time. No entanto, em um período difícil para o clube, sem títulos estaduais e passando a maior parte do tempo na segunda divisão nacional (quatro das seis temporadas). Os gols e jogadas geniais de Pachequinho foram um alento para o torcedor naquela era.

Em 1993, Pachequinho começou a sofrer com seguidas e graves lesões ligamentares. Mesmo assim, ainda brilhou pelo Coritiba até 1996. E ajudou na campanha do acesso à primeira divisão, em 1995. Deixou o Coritiba em 1996, aos 26 anos, após 63 gols em 217 jogos.

No fim da carreira, devido às lesões, já tinha perdido a mobilidade e a capacidade de deixar os defensores para trás. Mesmo assim, ainda marcou mais gols por Bahia, Athletico Paranaense, Matonense e Paraná Clube. Encerrou a carreira em 1999, no Criciúma.

Em 2015, começou a carreira de treinador no Coritiba. E foi campeão paranaense em 2017.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.