Robinho e o camaronês Joel, do Paysandu x Coritiba
Robinho e o camaronês Joel, do Paysandu: ambos ex-Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Paysandu, adversário do Coritiba nesta quarta-feira (dia 23) às 19h30, em Belém, conta com quatro jogadores com passagem pelo time paranaense.

O mais conhecido é o meia Robinho, 35 anos, que defendeu o Coxa de 2012 a 2014 e de 2021 a 2022, somando 196 jogos, 19 gols e 22 assistências.

Na Série B de 2024, o veterano atuou em 17 rodadas (nove como titular, não marcou gols e deu duas assistências. Vem começando como titular os últimos jogos, mas sendo substituído no início do segundo tempo.

Emprestado pelo Coritiba

No início de 2024, Robinho fez uma espécie de revezamento com outro conhecido do Coritiba: o meia Biel, 22 anos. O novato foi revelado na base do time paranaense e está emprestado ao Paysandu.

Na Copa Verde e no Campeonato Paraense, Biel se destacou com cinco gols em 16 partidas. Depois, com o início da Série B, perdeu espaço na equipe. Com a saída do técnico Hélio dos Anjos, em setembro, e a chegada de Marcio Fernandes, não entrou mais em campo. Tem ficado no banco, mas não joga desde julho.

O meia Biel comemora gol pelo Paysandu
O meia Biel comemora gol pelo Paysandu (Crédito: Divulgação/Jorge Luís Totti/Paysandu)

Biel foi multicampeão nas categorias de base

Nascido em Curitiba, Biel está no Coxa desde os 9 anos de idade e tem contrato até dezembro de 2025 com o clube paranaense. Na base, o meia foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. Ele foi o vice-artilheiro do time naquela campanha, com cinco gols em oito jogos. Só ficou atrás do centroavante Luizão, que marcou seis gols — e hoje está no Al Wasl (Emirados Árabes).

Aquela equipe campeã da Copa do Brasil Sub-20 contava com o goleiro Rafael William, com os laterais Natanael e Diogo Batista, com os zagueiros Marcio Silva e Thalisson Gabriel, o volante Bernardo e o ponta Ruan Assis.

Além desse troféu, Biel acumulou outros títulos na base do Coritiba: tetracampeão da Taça Curitiba (2012, 2013, 2014 e 2015), campeão da EFIPAN (2015), campeão da Copa Brasil de Futebol Infantil (2016), campeão do Paranaense Sub-15 (2016) e campeão da Copa Caio Júnior Sub-15 (2017). Ele chegou a ser convocado para períodos de treinos junto a Seleção Brasileira Sub-17.

Promovido ao profissional em 2020, Biel só atuou em 17 jogos pelo Coxa desde então – quatro como titular. Somou apenas 394 minutos em campo (o equivalente a menos de cinco jogos inteiros). Não chegou a marcar gols como profissional pelo Coritiba.

Sem espaço no clube, acabou emprestado ao Novorizontino em 2023. E teve pouco espaço durante a Série B do Campeonato Brasileiro, sem começar nenhuma partida como titular e entrando como substituto em 13 rodadas. Somou apenas 156 minutos em campo – o equivalente a menos de duas partidas inteiras. Seus primeiros gols como profissional foram agora em 2024 pelo Paysandu.

Família de jogadores

Biel é de uma família de jogadores. O pai, José Luiz Fonseca, se destacou no futsal paranaense e hoje trabalha como auxiliar-técnico no futebol de campo com Tcheco (ex-Paraná Clube e FC Cascavel). O irmão de Biel é o meia Rafa Fonseca, 18 anos, que está no sub-20 do Coritiba.

_TRA0236
O volante Val em ação pelo Coritiba, em 2021 (Crédito: Du Caneppele)

Val

O volante Val, 27 anos, defendeu o Coritiba em 2021 e 2022, somando 74 jogos e cinco gols. Conseguiu se destacar na Série B de 2021, ajudando na campanha do acesso, mas teve uma queda brusca de rendimento no ano seguinte. Depois de uma passagem apagada pelo Marítimo (Portugal), chegou ao Paysandu em janeiro de 2024.

Na Série B de 2024, atuou em 18 rodadas (9 como titular) e marcou dois gols.

Camaronês

Outro ex-Coritiba é o centroavante Joel, 30 anos. Ele chegou ao Paysandu em agosto e só entrou em cinco partidas. Só ficou 64 minutos em campo e ainda não marcou gols.

Diederrick Joel Tagueu Tadjo veio ao Brasil aos 15 anos de idade surgiu nas categorias de base do Iraty e do Londrina. Teve excelente desempenho pelo Coritiba em 2014, com oito gols em 20 jogos no Brasileirão daquele ano.

Joel é o segundo melhor estrangeiro do Coritiba no Brasileirão, entre 2013 e 2023, segundo ranking organizado pelo Bem Paraná com dados do WhoScored. Clique aqui para conferir.

Depois, se destacou no Marítimo, de Portugal, com 41 gols em 147 jogos. Em 2023, estava no Hà Nôi, do Vietnã.

Escalação

Contra o Coritiba, o técnico Márcio Fernandes terá a volta do centroavante Nicolas (35 anos, ex-Goiás e Ceará), após cumprir suspensão. Ele tem 3 gols e 1 assistência em 25 jogos na Série B 2024. Outro que retorna de suspensão é o zagueiro Luan Freitas, 23 anos, ex-Fluminense e Londrina.

Os pontas Jean Dias e Edinho e o volante Leandro Vilela (29 anos, ex-Paraná Clube) seguem em recuperação.

Provável escalação do Paysandu contra o Coritiba

Matheus Nogueira; Bryan, Wanderson, Luan Freitas (Quintana) e Lucas Maia; João Vieira e Matheus Trindade; Paulinho Bóia, Robinho e Borasi; Nicolas (Ruan Ribeiro)

Destaques

Os destaques do Paysandu na Série B de 2024 são o goleiro Matheus Nogueira (27 anos, ex-Grêmio), o volante João Vieira (26 anos, ex-Internacional) e o ponta Paulinho Bóia (26 anos, ex-São Paulo). O artilheiro da equipe na competição é o ponta venezuela Esli Garcia, com 6 gols em 27 jogos.

Fase

O Paysandu está em 14º lugar da Série B, com 37 pontos, dois pontos acima da zona de rebaixamento e dez pontos atrás do Coritiba. O time do Pará é o quarto pior mandante da competição, com 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas em casa. Nos últimos cinco jogos nos seus domínios, foram 3 vitórias e 2 derrotas.