Reginaldo Nascimento em treino do Coritiba
Reginaldo Nascimento (Crédito: Valquir Aureliano)

Reginaldo Inácio do Nascimento nasceu em Anápolis, em 4 de novembro de 1974. Começou a carreira no Matsubara, clube de Cambará (PR) especializado em revelar talentos para o futebol brasileiro. Depois de se destacar no Campeonato Paranaense de 1997 pelo clube do Interior, chegou ao Coritiba, aos 23 anos, para a disputa do Brasileirão.

Virou titular no segundo turno, por decisão do técnico Rubens Minelli, atuando como volante. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título pelo Coxa, o Festival Brasileiro de Futebol, derrotando o Botafogo na final.

Nos anos que seguiram, Reginaldo Nascimento virou referência no Coritiba pela liderança, garra, profissionalismo e capacidade defensiva. Foi importante na conquista três títulos do Campeonato Paranaense (1999, 2003 e 2004).

Começou a jogar também como zagueiro e, mesmo com apenas 1,78 m de altura, esbanjava segurança no jogo aéreo. Em 2003, ajudou o Coritiba a chegar à Libertadores, na campanha do 5º lugar do Brasileirão.

Deixou o clube em 2005, após 338 jogos. É o jogador que mais vezes atuou pelo clube nos últimos 40 anos – e o sétimo em toda história. Também é o recordista de partidas pelo Coxa na primeira divisão nacional, com 182 jogos.

Reginaldo Nascimento encerrou a carreira em 2011, no Rio Branco de Paranaguá.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.