Samaris é anunciado como reforço do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O volante Andreas Samaris, 34 anos, chegou a Curitiba nessa sexta-feira (dia 1º) e assinou contrato com o Coritiba, válido até o fim de 2023. O grego estava livre no mercado após deixar o Rio Ave, de Portugal. O jogador ficou famoso por defender o Benfica por sete temporadas e por disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pela seleção da Grécia.

Como o jogo do Coritiba contra o São Paulo foi adiado para 27 de setembro, a próxima partida só será em 14 de setembro, contra o Bahia, no Couto Pereira, depois da Data Fifa. Com isso, Samaris ganha tempo para recuperar o condicionamento físico – ele não atua desde 26 de maio, quando acabou a temporada 2022/23 do futebol europeu — e tem chances de fazer sua estreia na próxima rodada.

Seleção grega
Samaris tem 39 jogos e um gol pela seleção. O único gol foi exatamente na Copa 2014, na vitória por 2 a 1 sobre Costa do Marfim.

Maior valor
Em termos de mercado, o auge de Samaris foi em 2014, quando o Benfica pagou 10 milhões de euros para comprar o jogador junto ao Olympiacos.

Melhor temporada
Em relação ao desempenho, a melhor temporada dele foi em 2018/19, quando terminou em segundo lugar entre os melhores volantes da primeira divisão de Portugal, no ranking WhoScored, com nota média 7,22. O craque daquela edição foi Bruno Fernandes, então no Sporting Lisboa e hoje no Manchester United, com nota média 7,83.

Última partida
No Rio Ave, Samaris vinha atuando normalmente e jogou pela última vez em 26 de maio, quando acabou a temporada 2022/23 e o contrato dele com o clube português.

História
Samaris surgiu no Panachaiki, da Grécia. Depois se destacou por Panionios e Olympiacos. Em 2022, atuou pelo Fortuna Sittard, da Holanda. Tem cinco títulos de primeira divisão (quatro de Portugal pelo Benfica e um da Grécia pelo Olympiacos).

Tem 432 jogos, 20 gols e 16 assistências em toda carreira.

O grego é um volante defensivo, com 1,89 m de altura, especialista nos desarmes e nos passes seguros.

Pedido do treinador
O técnico Thiago Kosloski afirmou em entrevista coletiva que pediu à diretoria um volante com as características de Samaris.