Lucas Barbosa (Crédito: Divulgação/Ivan Storti/Santos FC)

O Coritiba acertou a contratação do ponta Lucas Barbosa, 22 anos e 1,93 m de altura, do Santos. O jogador chega por empréstimo, válido até o fim do ano, e com cláusula de opção de compra. Ele tem vínculo com o Santos até o fim de 2026.

O Coritiba na janela de transferências de julho

O Coritiba já contratou cinco reforços na janela de transferências de julho: os volantes Fransérgio (Bordeaux-FRA) e Sebastián Gómez (Atlético Nacional-COL), o centroavante Edu (ex-Cruzeiro e Brusque), o ponta Maurício Garcez (ex-CSKA Sofia-BUL e Brusque) e o centroavante/ponta Diogo Oliveira (Pumas UNAM-MEX).

Substituto de Alef Manga?

A chegada de Lucas Barbosa pode ser um sinal do afastamento definitivo ou da saída de Alef Manga, ponta destro de 1,90 m de altura que normalmente joga aberto na esquerda. Lucas Barbosa é canhoto e atua pela direita. Outro reforço do Coritiba na janela de transferências é Diogo Oliveira, de 1,94 m, que estreou como centroavante contra o Fluminense, mas também atua nas pontas.

O objetivo do Coritiba não é apenas elevar a estatura do ataque, mas dar mais opções de características para a comissão técnica. Hoje, o elenco conta com os pontas Kaio César (opção para dribles curtos e jogadas mais técnicas), Maurício Garcez (velocidade), Marcelino Moreno (armador) e Ruan Assis (força e velocidade).

Marcelino Moreno também atua como segundo volante ou como meia ofensivo centralizado.

Histórico de Lucas Barbosa

O ponta Lucas Barbosa fez as categorias de base no Barretos, no Inter de Bebedouro e no Grêmio Novorizontino. Chegou ao Santos em 2020, ainda com idade de juniores. Foi destaque do Santos no Brasileiro Sub-20 de 2021, com 2 gols e 3 assistências em 14 jogos.

Estreou como profissional em 2021, entrando em duas partidas no Paulistão.

Voltou para os juniores e foi destaque do Santos no vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores de 2022, com 6 gols em 8 jogos.

Subiu para o profissional em definitivo em 2022 e somou 4 gols e 4 assistências em 41 jogos (10 como titular).