Marcelino Moreno enfrenta o São Paulo (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, nessa quarta-feira (dia 27) à noite, no Morumbi, em partida adiada da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense chegou à 8ª derrota consecutiva e ficou em 20º (último) lugar, com 14 pontos — 12 pontos atrás do Goiás, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe paulista está na 10ª posição, com 31 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Athletico Paranaense no Couto Pereira, no domingo.

O centroavante argelino Islam Slimani marcou seu primeiro gol pelo Coritiba – foi o terceiro jogo dele.

Recorde negativo
O Coritiba igualou sua maior série de derrotas na história do Brasileirão. Em 2005, o time também sofreu oito derrotas seguidas, entre as rodadas 29 e 35, perdendo para Paraná Clube, Goiás, Paysandu, Athletico Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Inter e Flamengo. Entre todos os clubes, a maior série de derrotas da Série A é do América-RN em 2007, com 11.

Jejuns
O jogo era o duelo dois dois times há mais rodadas sem vencer no Brasileirão: São Paulo (3 empates e 5 derrotas) e Coritiba (7 derrotas).

Técnico
O técnico Thiago Kosloski soma agora 3 vitórias, 1 empate e 8 derrotas no comando do Coritiba.

Escalação
As baixas no Coritiba eram os zagueiros Kuscevic (suspenso), Thiago Dombroski (lesão) e Reynaldo (lesão), além do Bruno Gomes, em recuperação. O técnico Thiago Kosloski decidiu promover a estreia do zagueiro Maurício Antônio, 31 anos, que não joga desde maio. Outra opção seria Jean Pedroso, 19 anos. Por opção do treinador, começaram no banco o volante Fransérgio e o lateral-esquerdo Jamerson. As novidades foram o volante Willian Farias e o lateral-esquerdo Victor Luís.

Esquema tático
Kosloski vinha usando o esquema tático 4-1-4-1, com Samaris como único volante, e dois extremos na linha de quatro (Robson pela direita e Marcelino Moreno pela esquerda). Dessa vez, porém, decidiu adotar o 4-2-3-1, com Samaris e Willian Farias como volante. A linha de três tinha Sebastian Gómez (direita), Marcelino (centro) e Robson (esquerda).

São Paulo
Campeão da Copa do Brasil no último domingo, o São Paulo escalou o time reserva nessa quarta-feira. As baixas eram Igor Vinicius, Galoppo, Marcos Paulo, Arboleda e Erison (lesionados), além de Rodriguinho (suspenso).

Primeiro tempo
O São Paulo teve domínio absoluto do primeiro tempo, trocando passes com qualidade e boa movimentação ofensiva. O Coritiba foi obrigado a recuar e levou sufoco. O mandante teve dois gols anulados por impedimento, um no 1º minuto e outro aos 24. E abriu o placar aos 29, após bomba de James Rodríguez em cobrança de falta, rebote de Gabriel e finalização de Alan Franco. Depois do gol, o visitante começou a se soltar e criou chance clara para empatar. Aos 39, Slimani deu belo passe em profundidade para Marcelino Moreno, que invadiu a área e rolou para Robson fazer. Ele errou o domínio e perdeu gol feito. O empate veio aos 50, quando Robson roubou a bola no ataque e Slimani ficou livre para encobrir Jandrei: 1 a 1. Aos 54, pênalti para o São Paulo por toque no braço de Victor Luis. Luciano cobrou e converteu.

Segundo tempo
No intervalo, Samaris foi substituído pelo volante/meia Matheus Bianqui. O São Paulo manteve o domínio no segundo tempo, mas sem o mesmo ímpeto da primeira etapa. Aos 20, saiu Robson e entrou o atacante Diogo Oliveira. Aos 28, o ponta Kaio César entrou no lugar de Gómez. Aos 33, o lateral Natanael substituiu Hayner. E o centroavante Edu entrou na vaga de Slimani. Aos 36, o Coritiba pediu pênalti de Pablo Maia em Kaio César. O VAR não interferiu.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 36% de posse de bola, 7 finalizações (2 certas), 12 faltas cometidas e 79% de precisão nos passes. O São Paulo somou 14 arremates (6 certos), 12 faltas cometidas e 86% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

SÃO PAULO 2×1 CORITIBA
São Paulo: Jandrei; Nathan Mendes, Alan Franco, Diego Costa e Welington; Luan (Alisson) e Gabriel Neves (Pablo Maia); Michel Araújo, James Rodríguez (Lucas Moura) e Luciano (Rodrigo Nestor); Juan (Calleri). Técnico: Dorival Júnior
Coritiba: Gabriel; Hayner (Natanael), Henrique, Maurício Antônio e Victor Luis; Willian Farias e Samaris; Sebastian Gómez (Kaio César), Marcelino Moreno e Robson (Diogo Oliveira); Slimani (Edu). Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Alan Franco (29-1º), Slimani (50-1º) e Luciano (57-1º)
Cartões amarelos: Robson, Victor Luis, Henrique (C). Luan, Calleri (S).
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – James Rodríguez recebe de Nathan e marca. Gol anulado pelo VAR por impedimento.
20 – Nathan cruza. Juan cabeceia sobre o gol.
24 – Araújo pega rebote na meia-lua e chuta. A bola desvia em jogador impedido e entra. Gol anulado por impedimento.
29 – Gol do São Paulo. Falta de média distância. James Rodríguez cobra forte, no canto. Gabriel rebate. Alan Franco aproveita e chuta no canto.
39 – Slimani enfia. Marcelino Moreno dispara nas costas da defesa, invade a área e rola para Robson, com o gol vazio. Ele erra o domínio, demora para chutar e Jandrei defende.
43 – Luciano chuta de fora da área. Gabriel espalma no canto.
50 – Gol do Coritiba. Jandrei sai jogando com Gabriel Neves. Robson rouba. A bola sobra para Slimani, que encobre o goleiro.
54 – Nathan Mendes cruza. A bola bate no braço de Victor Luis. O árbitro marca pênalti ao verificar no VAR.
57 – Gol do São Paulo. Luciano cobra o pênalti quase no meio. Gabriel cai e a bola entra.

Segundo tempo
9 – Welington cruza. Juan cabeceia. Gabriel defende.
16 – Gabriel fura na disputa pelo alto. Maurício Antônio salva.
27 – Gabriel Neves arrisca do bico da área. Gabriel espalma.
33 – Pressão do Coritiba. Diogo Oliveira ganha pelo alto. Maurício Antônio domina na meia-lua e chuta perto, ao lado.