10coxa
Assembleia vitrual do Coritina nesta terça-feira (foto: reprodução de vídeo)

Os sócios do Coritiba rejeitaram, nesta terça-feira (10), mudanças no estatuto do clube, feitas com o ingresso da SAF. A votação foi feita em assembleia com os associados. O placar foi de 81,62% pela rejeição e 18,38% pela aprovação.

A reforma estatuária estava prevista desde a chegada da SAF. Em junho de 2023, o Coritiba concretizou a venda 90% da SAF para a Treecorp Investimentos, por R$ 1,1 bilhão.

Dentre as mudanças previstas, uma das mais relevantes seria a redução do número de integrantes eleitos do Conselho Deliberativo, de 160 para 120.

A assembleia foi feita on-line, nesta terça, por meio de uma plataforma específica para a votação. A votação foi virtual, com exceção de um voto presencial. Ao todo, 3.873 sócios participaram. Desses, 3.135 (81,62% do total) votaram “não” e 706 (18,38%) votaram “sim”. Houve ainda 13 votos em branco e 19 votos nulos.

“Não foi aprovado o projeto de mudança no deliberativo por esse porcentual”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, Jamil Ibrahim Tawil Filho. “Deixo aqui a informação que, diante deste resultado, vamos fazer a convocação do Conselho Deliberativo para que possa avaliar e apresentar os próximos passos que o clube deverá seguir neste processo de reformulação”. Ele agradeceu a presença dos associados que votaram e encerrou a sessão.

Em dezembro de 2023, o Coritiba deveria ter tido eleição para presidente, mas o pleito não foi realizado. Em setembro, o Conselho Deliberativo havia decidido adiar as eleições até concluir o novo texto do estatuto.