O volante Fransérgio, em jogo do Coritiba no Couto Pereira
O volante Fransérgio (Crédito: Valquir Aureliano)

O técnico interino do Coritiba, James Freitas, rasgou elogios ao volante Fransérgio, 33 anos. O jogador recuperou a condição de titular na última rodada da Série B, na vitória por 4 a 2 sobre o Ituano, na sexta-feira, após ficar mais de três meses em recuperação no departamento médico.

Perguntado sobre a escolha por Fransérgio para substituir Sebá Gómez, que está com a seleção da Colômbia, James Freitas destacou a qualidade técnica do jogador. “A opção de usar o Fransérgio é que ele é um jogador com uma qualidade técnica muito acima de muitos volantes, até do cenário de Série A de Brasileiro”, declarou. “Um jogador que tem bastante refino para poder manter a circulação, tanto em primeira fase de construção, quanto já quando a gente entra no campo do adversário. É um jogador que nos oferece essa condição de poder trabalhar um pouco mais a bola”, argumentou.

Na semana anterior, na derrota para o Ceará, James Freitas escolheu o volante Vini Paulista para substituir Sebá Gómez. E a experiência não funcionou. “Lá no jogo contra o Ceará, parte da dificuldade que a gente enfrentou no jogo é que a gente não teve uma grande circulação. Nossa média de passe por posse foi muito baixa, foi de 2,8. Então a opção pelo Fransérgio é de ter um jogador que consegue ter uma assertividade muito boa nos passes de média (distância) quanto passes mais curtos, que era importante para o time hoje. Principalmente quando a gente tira a bola de um lado do campo e circula pelo corredor central. Que a gente conseguisse acessar o lado contrário um pouquinho mais rápido. E esse ele contribuiu bastante no jogo”, detalhou o auxiliar, que assumiu como interino em 4 de maio, após a saída de Guto Ferreira.

Na mesma entrevista coletiva, James Freitas voltou a elogiar Fransérgio, em outra resposta, sobre a composição da parte central do meio-campo. “O Fransérgio foi um jogador importante, na medida que ele consegue acessar muito rápido os passes. É um jogador com muito recurso na perna direita, perna esquerda, passa muito bem. Ele é um jogador de origem como meia, início de carreira. Então ele tem facilidade de articular. Talvez ele não seja um jogador de tanto punch, de marcação, mas um jogador que agrega valor quando temos a posse da bola, que era importante para esse jogo, principalmente por estarmos jogando em casa”, disse o treinador.

O Coritiba volta a jogar no próximo domingo, contra o Goiás, em Goiânia. O executivo de futebol, William Thomas, segue a procura por um treinador. Enquanto isso ocorre, James Freitas continua como interino.

Fransérgio tem contrato com o Coritiba até 2026

Fransérgio foi contratado pelo Coritiba em junho de 2023, quando estava livre no mercado após rescindir com o Bordeaux, da segunda divisão da França. Ele assinou contrato válido até 2026 com o Coxa.

Revelado pelo Athletico Paranaense, o volante rodou pelo futebol brasileiro entre 2009 e 2013, jogando por clubes como Paraná, Internacional, Criciúma e Ceará. Em 2014, rumou para a Europa, jogando primeiro pelo Marítimo (até 2017) e depois pelo Braga (de 2017 a 2021), onde se tornou uma referência.

Rebaixamento
Em agosto de 2021, o Bordeaux pagou 4,5 milhões de euros pelo jogador, para o Braga, de Portugal. Na temporada 2021/22, a equipe fez fraca campanha na primeira divisão francesa, terminou em último lugar e caiu para a segunda divisão. No ranking do WhoScored, Fransérgio foi o pior jogador da equipe – entre os que atuaram pelo menos metade da competição – com nota média 6,14. Em 2022/23, o Bordeaux terminou em terceiro lugar na segunda divisão francesa. Fransérgio foi o 13º jogador do clube no ranking Sofascore, com nota média 6,85. Ele marcou quatro gols e deu uma assistência em 35 jogos.

Auge da carreira
Fransérgio se destacou pelo Braga na temporada 2019/20, com sete gols e três assistências em 42 jogos. Foi o terceiro melhor da equipe na Liga Europa daquele ano (nota 7,10 no ranking WhoScored) – a equipe terminou em primeiro do seu grupo e caiu na segunda fase, no mata-mata contra o Bayer Leverkusen.

Fransérgio já jogou de centroavante

No futebol europeu, Fransérgio chegou a ser improvisado em 12 jogos como centroavante – marcou um gol e fez duas assistências. Com 1,86 m de altura, o volante se destaca pelo jogo aéreo. Dos 23 gols que marcou no futebol europeu, sete foram de cabeça.