O centroavante Leandro Damião, do Coritiba
Leandro Damião (Crédito: Franklin de Freitas)

O técnico do Coritiba, Fábio Matias, decidiu começar o jogo de sábado (dia 29) – empate em 1 a 1 com o Vila Nova – com o centroavante Leandro Damião, 34 anos, no banco de reservas. Dessa vez, ele apostou em Brandão, 20 anos.

Na entrevista coletiva pós-jogo, Matias explicou a decisão e elogiou Leandro Damião. “É um jogador de alto nível, lidou com muita naturalidade sobre a situação, entende o momento, interpreta a estratégia do jogo”, declarou o treinador, avisando que vai tentar recuperar o bom futebol do atacante. “Elogio os valores e a pessoa dele, é um cara acima da média, de carreira consolidada. Todos têm momentos. Teremos paciência. Ele é um cara que está dentro do processo nosso e vamos potencializá-lo dentro das qualidades que ele tem, é um desafio que assumo como treinador”, disse.

Sobre a volta de Robson como titular e a ausência de Lucas Ronier, suspenso, o treinador explicou que é preciso rechear o time de protagonistas. “Quanto mais protagonistas tivemos dentro do grupo, mais fortalecido o grupo estará. Esse é o objetivo nosso. Não queremos dependência de um único jogador. Queremos ter mais protagonistas, e valorizar as peças que entram, jogadores que conseguem sustentar o jogo ou entrar e dar resolução aos problemas”, afirmou.

Empate com o Vila Nova

Sobre o jogo de sábado, Fábio Matias fez sua análise. “No intervalo, eu falei para termos um pouco mais de paciência, um pouco mais de calma. Precisamos equilibrar um pouco mais as ações. Não gosto de ficar falando muito da parte mental porque a justificativa fica muito vazia. É equilíbrio, equilíbrio técnico e tático, é isso que estamos buscando”, declarou.

“Teve muita alternância dentro do jogo, acho que ficou muito claro isso. No primeiro tempo tivemos muitas oscilações, momentos de mais controle e de menos controle. Depois do gol, a gente sente muito. Com as mudanças, a equipe melhorou em volume, em número de finalizações, mas as oscilações fazem com que a gente perca pontos preciosos na competição”, analisou.