O zagueiro Maurício Antonio embarca para Goiânia: Vila Nova x Coritiba
O zagueiro Maurício Antonio embarca para Goiânia (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba vai enfrentar neste sábado (dia 19) às 16 horas o Vila Nova, em Goiânia, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, pela 32ª rodada da Série B. O time goiano é o 5º colocado, com 49 pontos – um a menos que o Mirassol, 4º lugar. A equipe paranaense está na 9ª posição, com 44 pontos.

O jogo terá transmissão pelo Premiere e pelo Sportv.

A partida é uma decisão para o Coritiba, que ainda tem 2,5% de probabilidade de acesso à primeira divisão. O time precisa vencer para manter essa chance viva.

Mandante invicto

O adversário do Coritiba amanhã, o Vila Nova, é o melhor mandante da Série B, com 11 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota. Marcou 25 gols nessas 15 partidas em casa e só sofreu 12 (menos de um por jogo). Em toda a temporada 2024, o Vila Nova só sofreu duas derrotas em casa – uma para o Paysandu, por 4 a 0, na final da Copa Verde, e outra para o Atlético-GP, por 2 a 0, na final do Campeonato Goiano. Nos demais jogos como mandante, 22 vitórias e quatro empates.

Já o Coritiba não conseguiu emplacar uma boa campanha como visitante na Série B. Foram três vitórias, três empates e nove derrotas fora de casa.

Veteranos

No total do elenco, o Vila Nova tem 11 jogadores com 30 anos ou mais de idade. O mais conhecido é o volante Ralf, 40 anos, ex-Corinthians. Titular absoluto, ele atuou em 26 rodadas da Série B. Outro ‘trintão’ é Apodi, 37 anos, ex-Goiás, Ponte Preta e Chapecoense. O clube goiano também conta com dois veteranos ex-Coritiba. Clique aqui para saber mais sobre o time do Vila Nova.

Escalação do Vila Nova

O goleiro Dênis Júnior (26 anos, ex-São Paulo) e o volante Cristiano (24 anos, ex-Bragantino) voltam de suspensão. No ataque, Henrique Almeida entra na vaga de Júnior Todinho, suspenso. O ponta Emerson Urso (23 anos, ex-Botafogo-RJ) cumpre suspensão. O volante Arilson e o ponta Gabriel Silva disputam posição. Ou seja, o técnico Luizinho Vieira pode mudar o esquema tático para se adaptar ao Coritiba.

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho conta com as voltas do zagueiro Maurício Antonio e do volante Zé Gabriel, recuperados. É possível que os dois permaneçam no banco e o treinador repita a escalação que venceu o Amazonas. Caso Maurício retorne à zaga, Bruno Melo será deslocado para a lateral-esquerda. E Jamerson inicia no banco.

Zé Gabriel disputa posição com Vini Paulista. As baixas são o volante Morelli e o centroavante Éberth, em recuperação.

Coxa
Relacionados para o jogo em Goiânia (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Esquema tático

Jorginho vem usando como base o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, Josué é o armador centralizado, entre dois extremos (Lucas Ronier na direita e Matheus Frizzo na esquerda).

Por questões táticas, o treinador pode colocar o ponta Robson na esquerda, no lugar de Frizzo. Vini Paulista, que jogou como extremo/ponta até 2022, também tem chances de jogar nessa posição ofensiva.

VILA NOVA x CORITIBA
Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Dankler, Jemmes e Rhuan; Ralf; Cristiano, Arilson (Gabriel Silva), Igor Henrique e Alesson; Henrique Almeida. Técnico: Luizinho Vieira
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Maurício Antonio); Sebá Gómez e Zé Gabriel (Vini Paulista); Lucas Ronier, Josué e Matheus Frizzo (Robson ou Vini Paulista); Júnior Brumado. Técnico: Jorginho
Árbitro:Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO), sábado às 16 horas
TV: Premiere e Sportv