O volante Arilson, do Coritiba
Times paranaenses na Série B (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O volante Arilson, 30 anos, deixou o Coritiba e acertou com o Vila Nova. O jogador tinha contrato com o clube paranaense até o final de 2024. Ele chegou a um acordo para rescindir e acertar novo vínculo com a equipe de Goiás.

Arilson chegou ao Coritiba em dezembro de 2023, após se destacar pelo Criciúma, na campanha do terceiro lugar na Série B do ano passado. Ele marcou cinco gols em 33 jogos na competição. Foram dois de cabeça e um de fora da área. Foi o meio-campista com mais gols pelo Criciúma na competição – só ficou atrás dos atacantes Éder (37 anos, ex-seleção da Itália e Internazionale-ITA) e Felipe Vizeu (26 anos, ex-Flamengo), que fizeram nove e seis gols, respectivamente.

Além de se destacar na artilharia, Arilson foi o melhor do Criciúma na precisão de passes (com 84,6%) e em desarmes (2,15). No ranking Sofascore, terminou a Série B de 2023 com nota média 6,98, distante dos dois melhores volantes da competição: João Paulo (Londrina) com 7,23 e Lourenço (Vila Nova) com 7,22.

Desempenho de Arilson no Coritiba

No Coritiba, Arilson começou no ano de 2024 como titular, com o técnico Guto Ferreira. No entanto, sofreu uma lesão em março, durante o Campeonato Paranaense, e não atuou mais. Disputou apenas dez partidas pelo clube paranaense.

Títulos e acessos

Arilson chegou ao Criciúma em maio de 2021, logo após o time ser rebaixado para a segunda divisão estadual. Disputou a Série C do Brasileiro daquele ano e conseguiu o acesso à Série B. Em 2022, ajudou o time a conquistar a segunda divisão estadual e participou da campanha do 8º lugar na Série B. Em 2023, foi titular tanto na conquista do título da primeira divisão estadual como na campanha do acesso da Série B para a Série A do Brasileiro. Soma 113 jogos, sete gols e cinco assistências pelo clube.

História

Arilson surgiu no Tupi-MG e depois rodou por Figueirense-MG, Formiga, Pelotas, Valeriodoce, Poços de Caldas, Caldense, Uberlândia, Athletic-MG, Patrocinense, Mamoré, URT, União Luziense e Pouso Alegre.

Elenco do Coritiba

O Coritiba tem no elenco sete volantes, mas nenhum com as mesmas características que Arilson. Quem mais se aproxima é Bernardo, que costuma jogar mais recuado. Os demais volantes são Fransérgio, Geovane Meurer, Sebá Gómez, Andrey, Vini Paulista e Everton Morelli.

Geovane Meurer já atuou em posições mais ofensivas e também pode jogar como volante. Morelli é um volante de mobilidade e que costuma atacar com frequência. Vini Paulista começou a carreira como ponta (e já foi escalado nessa posição ofensiva pelo técnico Fabia Matias).

Sebá Gómez se destaca pela força física e pela qualidade nos desarmes, mas é um volante de área a área, ao contrário de Arilson, que joga mais fixo.

Andrey é um volante com caracaterísticas de meia ofensivo, com boa técnica e qualidade nos chutes de fora da área.

Fransérgio se destacou pelo futebol ofensivo no futebol europeu, mas no Coritiba vem atuando mais recuado e com menor mobilidade.

O elenco também conta com o meia ofensivo Matheus Bianqui, que jogou em posições ofensivas em outros clubes e no próprio Coritiba. Ele também pode ser improvisado como volante.

  • ARILSON
  • Nome: Arilson Carlos Alves Baptista
  • Nascimento: 30/11/1993 (Juiz de Fora-MG)
  • Posição: Volante
  • Altura; 1,80m
  • Clubes anteriores: Tupo-MG, Figueirense-MG, Formiga-MG, Pelotas-RS, Valeiodoce-MG, Poços de Caldas-MG, Caldense-MG, Uberlâdia-MG, Athletic Club-MG, Patrocinense-MG, Mamoré-MG, URT-MG, União Luziense-MG, Ppuso Alegre-MG e Criciúma-SC