Willian Farias em treino do Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O volante Willian Farias, 34 anos, sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e não tem previsão de retorno às atividades no Coritiba. Ele está sem jogar desde 7 de maio, há três meses, quando teve uma contusão na panturrilha.

O jogador só conseguiu ficar 700 minutos em campo em 2023 – o equivalente a quase oito jogos inteiros. Foi titular em oito jogos e entrou como substituto em seis. Dos 37 jogos do clube na temporada, ficou de fora de 23 deles.

No ano passado, Willian participou de 33 dos 59 jogos do clube na temporada. Em 2021, atuou em 45 das 64 partidas do Coxa no ano.

Sem o veterano, o técnico Thiago Kosloski tem utilizado Fransérgio na função de único volante do esquema tático 4-1-4-1. Na linha de quatro do meio-campo, vinha usando o volante Bruno Gomes e o meia Matheus Bianqui no trabalho de área a área pelo centro do campo. Bianqui atuou como meia ofensivo no Maringá no início de ano.

No último jogo, Kosloski sacou Bianqui e apostou no colombiano Sebastián Gómez para essa função.

Outras opções para volante no elenco atual do Coritiba são Andrey e Liziero. O argentino Marcelino Moreno, que agora vem jogando como extremo, aberto pela esquerda, passou boa parte da carreira atuando como ‘segundo volante’ ou ‘médio-centro’, nessa função de área a área. Inclusive, estreou nessa posição pelo Coritiba. Depois, também foi utilizado como meia ofensivo centralizado, até ganhar a posição pela esquerda, após a saída do ponta Alef Manga.