O zagueiro Thiago Dombroski
O zagueiro Thiago Dombroski (Crédito: Robson Mafra)

O zagueiro Thiago Dombroski, 22 anos, vai precisar passar por uma cirurgia para retornar ao futebol. A informação foi divulgada pelo diretor executivo do Coritiba, William Thomas, em entrevista coletiva, nessa quinta-feira (dia 29).

Revelado nas categorias de base do Coritiba, Dombroski tem vínculo com o clube até 2026 e está emprestado ao Portimonense, de Portugal, até julho de 2025.

“O Thiago é um atleta que tem vínculo com o Coritiba, mas está emprestado ao Portimonense por mais um ano. Em virtude de ele ter tido um problema médico simples, mas que requeria uma cirurgia, uma retirada de um corpo livre, que é algo simples, foi solicitado que ele fizesse a cirurgia com um médico de confiança, que no caso é o médico do Coritiba”, explicou William Thomas.

Recuperação

“Como é um jogador que é um ativo, que tem contrato com o Curitiba, nós também nos colocamos à disposição e solicitamos para que a recuperação fosse feita com a nossa equipe técnica, nossa equipe de performance e nossa equipe de reabilitação”, afirmou o diretor, contando que Dombroski está fazendo toda a recuperação na estrutura do Coxa.

“Então, o atleta hoje está autorizado pelo seu detentor provisório, que é o Portimonense, de fazer o seu processo de recuperação, e assim que ele terminar, ele deve retornar ao Portimonense. Se acontecer algum fato novo no meio do caminho, é um fato novo, mas hoje o que está programado, nós nos assegurarmos que ele vai ter uma recuperação plena aqui, e retornar para o clube que detém o contrato provisório de empréstimo com ele”, detalhou William Thomas.

Portugal

Thiago Dombroski foi emprestado ao Portimonense em janeiro. Ele chegou a ficar no banco em quatro partidas da primeira divisão de Portugal, mas não entrou em campo. O zagueiro só atuou uma vez desde janeiro, quando chegou à Europa. Foi pelo time sub-23 do Portimonense, na derrota por 1 a 0 para o time B do Braga, pela Liga Revelação.

Titulares

Os três zagueiros mais escalados pelo técnico do Portimonense, o português Paulo Sérgio, na temporada 2023/24 são os brasileiros Pedrão (26 anos, ex-Athletico e Palmeiras) e Alemão (21 anos, revelado pelo Corinthians) e o português Filipe Relvas (24 anos, está no clube há quatro anos). O time foi rebaixado no final da temporada 2023/24. Agora, na temporada 2024/25, está em 14º lugar da segnda divisão, após três rodadas.

História de Thiago Dombroski

Thiago Dombroski chegou aos 10 anos de idade para o Centro de Formação Tostão, escola fundada pelo ex-camisa 10 do Coritiba. “Magro e rápido, ele sempre teve intensidade. E como todo garoto que chega aqui, ele queria ser atacante, ser ponta-esquerda. Aí em um Metropolitano contra o Coritiba, colocamos ele na lateral-esquerda. Explicamos que ele tem perfil. E ele foi o melhor da partida. Eu e o Tostão enxergávamos potencial naquela posição”, contou Mário Sérgio Barbosa, o Feijão, professor da escola de futebol e que jogou de 1987 a 1989 na lateral do Coritiba. “Em seguida, ele teve oportunidade de ir para o Athletico, mas eu falei para o pai dele, que é meu amigo: ‘o melhor é o Coritiba’”, relevou Feijão, em entrevista para o Bem Paraná em 2023.

Em seguida, Dombroski foi para a base do Coritiba e virou zagueiro. Ele chegou a ser emprestado ao sub-20 do São Paulo em 2021, então comandado pelo craque Alex. Em 2022, foi emprestado para a Portuguesa Santista. E, em 2023, para o Azuriz, para a disputa do Campeonato Paranaense.

Apenas em maio de 2023 o zagueiro finalmente estreou pelo profissional do Coritiba, no empate em 1 a 1 com o Vasco, pelo Brasileirão. Sofreu lesão naquele jogo e só voltou um mês depois. Em seguida, o Coritiba chegou a negociar a venda de Thiago Dombroski para o Brugge, da Bélgica, mas não fechou o acordo. No total, ele só disputou sete partidas pelo Coxa. Em 2024, não foi utilizado e acabou emprestado já em janeiro.

O Portimonense

Fundado em 1913, o Portimonense conta com 12 brasileiros no elenco. O destaque da equipe em 2023/24 foi o meia Carlinhos (29 anos, ex-Vasco), com seis gols e três assistências em 25 jogos no Português. Em julho, foi vendido ao Qatar SC por 1,4 milhão de euros.

A melhor posição do time na história foi em 1984/85, com a 5ª colocação. O clube é da cidade de Portimão, com 60 mil habitantes e joga no Estádio Municipal de Portimão, com 9.000 lugares.