LuizCado
Luiz Cado: o mais novo campeão do Brave CF, uma das principais organizações de MMA do mundo (Foto: Divulgação)

O curitibano Luiz Cado, também conhecido como ‘Golden Boy’, é o mais novo detentor do cinturão da categoria super meio-médio (até 79,3 quilos) do Brave Combat Federation (ou simplesmente Brave CF), uma das principais organizações de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo. Na noite deste sábado (19 de outubro), numa luta realizada em Tenerife, na Espanha, o brasileiro derrotou o russo Kamal Magomedov, derrubando a invencibilidade do adversário e tirando dele o título de campeão.

A luta de Cado contra Magomedov foi o evento principal do Brave CF 89 e amplia o histórico de títulos brasileiros na organização – agora já são seis. Antes do curitibano, Klidson de Abreu, Lucas Mineiro, Luan Santiago, Cleiton Silva e Daniel Pereira já haviam se consagrado campeões mundiais pela organização. A Rùssia, segundo país com mais vencedores, teve três lutadores detentores de cinturão do Brave.

Além disso, o lutador curitibanos agora permanece invicto na organização. São quatro vitórias consecutivas, sendo que o triunfo contra Magomedov veio de maneira dramática.

O combate histórico e o cinturão mais que merecido

No primeiro round do combate, Cado foi dominante, ditando o ritmo da luta e conectando vários golpes em seu adversário. O então campeão do Brave CF, no entanto, permaneceu calmo e conseguiu sobreviver à trocação, embora Cado tenha pressionado até o fim, aplicando também chutes nas pernas do russo e terminando o round como vencedor claro.

No começo do segundo round, o momento decisivo. Magomedov conseguiu derrubar o brasileiro e então acertou golpes na parte de trás de sua cabeça, causando um corte. Uma situação que levou o árbitro a intervir e interromper a luta, desqualificando Magomedov e dando a Cado a vitória – e o cinturão.

Promessa de Luiz Cado é cumprida: o cinturão vem para Curitiba

Na semana passada, o Bem Paraná publicou uma reportagem contando em maiores detalhes a história, a trajetória de Luiz Cado. Na ocasião, o lutador curitibano, criado no bairro Bracatinga, prometeu que voltaria para sua terra natal com o cinturão do Brave CF. Promessa agora cumprida.

“Eu nunca fui um cara talentoso, mas esforço sempre vai vencer o talento. E essa luta vai mostrar isso. Porque meu adversário é um cara muito talentoso, mas ninguém é mais esforçado do que eu. No sábado eu vou mostrar que um cara que veio do Bracatinga, que não teve estrutura nenhuma, não sabia de nada e entrou nesse mundo perdido, hoje está maduro o suficiente para encarar um cara, vencê-lo e me tornar o próximo campeão mundial do Brave Combat Federation”, disse o lutador na ocasião.

Você pode conferir todos os detalhes da incrível e emocionante trajetória de Luiz Cado na reportagem abaixo: