O goleiro Bento: paranaenses na seleção brasileira
O goleiro Bento pela seleção brasileira contra a Inglaterra (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

O técnico Dorival Júnior (ex-Athletico Paranaense e Coritiba) convocou, nesta sexta-feira, a seleção brasileira para os duelos com Equador e Paraguai, em 6 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O jogo com o Equador será no Couto Pereira. O grupo de jogadores vai se concentrar em Curitiba, no CT do Caju, do Athletico Paranaense. A partida com o Paraguai será em Assunção.

Entre os 23 convocados, estão quatro jogadores com histórico no futebol paranaense: Bento, Yan Couto, Wendell e Bruno Guimarães.

BENTO

Nascido em Curitiba, Bento, 25 anos, passou a ser convocado para a seleção brasileira em 2023, pelo então técnico Fernando Diniz. Seguiu sendo chamado por Dorival Júnior, inclusive na Copa América de 2024. Chegou a jogar em dois amistosos – contra Espanha e Inglaterra.

Bento surgiu em uma das escolas de futebol do Ahtletico e, no início, queria ser zagueiro. Quando virou goleiro, chamou a atenção e logo passou para as categorias de base do clube paranaense. Estreou como profissional em 2020 e, após 164 jogos pelo Furacão, acabou vendido por valor recorde para o Al-Nassr, para atuar ao lado de Cristiano Ronaldo.

YAN COUTO

Nascido em Curitiba, Yan Couto, 22 anos, surgiu nas categorias de base do Coritiba. Destacou-se pela seleção brasileira sub-15 no Sul-Americano de 2017 e pela sub-17 na Copa do Mundo de 2019 e no Sul-Americano de 2019. Estreou como profissional em 2020. E, após apenas duas partidas pelo Coxa, acabou vendido por valor recorde ao Manchester City.

Yan Couto
Yan Couto, em Brasil x Venezuela (Crédito: Divulgação/Vitor Silva/CBF)

Estreou pela seleção brasileira em 2023 e já soma quatro partidas pela equipe nacional. Esteve no grupo convocado por Dorival Júnior para a Copa América de 2024.

Desde que chegou ao Manchester City, em 2020, não chegou a atuar pelo clube inglês. Passou três temporadas emprestado ao Girona (Espanha) e uma ao Braga (Portugal). Agora, na temporada 2024/25, vai defender o Borussia Dortmund, também por empréstimo.

WENDELL

Nascido em Fortaleza, Wendell foi revelado pelo Iraty, de Irati (PR), clube então comandado pelo empresário Sérgio Malucelli. Em 2012, ele passou a comandar o futebol Londrina e levou junto todos os seus jogadores, inclusive o lateral-esquerdo. Ainda em 2012, Wendell foi emprestado para o Paraná Clube, para a disputa da Série B, atuando em 15 rodadas. Defendeu o Grêmio em 2013 e 2014.

O lateral-esquerdo Wendell, ex-Paraná Clube
O lateral-esquerdo Wendell (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

Em 2014, foi comprado pelo Bayer Leverkusen por 6,5 milhões de euros. Em 2021, o Porto pagou 4,3 milhões de euros pelo atleta.

Já soma cinco jogos pela seleção brasileira – todos em 2024.

BRUNO GUIMARÃES

Bruno Guimarães, 26 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Surgiu na base do Audax e chegou ao Athletico Paranaense em 2017, com 19 anos, para refoçar a equipe de aspirantes. Em pouco tempo, virou o grande nome do meio-campo do Furacão e conquistou títulos importantes (Copa do Brasil e Copa Sul-Americana).

Bruno Guimarães
Bruno Guimarães (Crédito: Franklin de Freitas)

Em 2019, foi vendido por 20 milhões de euros ao Lyon, da França. Levou o time francês à semifinal da Liga dos Campeões. Em seguida, acabou comprado por 42,1 milhões de euros pelo Newcastle, da Inglaterra.

Já soma 25 jogos e um gol pela seleção brasileira. Disputou a Copa do Mundo de 2022 (dois jogos) e a Copa América 2024 (quatro jogos).

CONVOCADOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA AS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Éderson (Manchester City).
  • Zagueiros: Lucas Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG).
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG), e Wendell (Porto).
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Rela Madrid).
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid).